Déda destaca a importância do Salão do Turismo para divulgação de Sergipe
Um evento que reúne a diversidade, as peculiaridades e potencialidades turísticas dos 27 estados brasileiros no maior mercado emissor de turistas, além de abrir oportunidades de negócio para a América Latina e todo o mundo. Assim pode ser resumido o 3º Salão do Turismo ‘Roteiros do Brasil’, que foi aberto oficialmente na noite desta terça-feira, 17, no pavilhão de exposições do Anhembi, em São Paulo. O governador Marcelo Déda participou da solenidade de abertura ao lado do ministro interino do Turismo, Luiz Barretto.
Segundo o governador, o Salão do Turismo permite que todos os empreendedores e operadores do turismo do país insiram em suas agendas o Estado de Sergipe. "Estamos assistindo pela terceira vez a repetição de um evento que tem sido um caso de sucesso no turismo brasileiro. Aqui, no Estado que mais se envia turistas para os demais estados do país, se estimula o turismo interno, e nos é oferecida a oportunidade de apresentar os destinos turísticos de Sergipe", disse o governador.
"Os visitantes desse salão terão a possibilidade de conhecer as belezas do nosso litoral, a singularidade da nossa cultura, a beleza da nossa história, através de nossas cidades históricas, além do grande diferencial que é a beleza do rio São Francisco através do cânion de Xingó", enumerou Déda.
Oportunidades de negócio
Pela dimensão do evento, que reúne as maiores operadoras de turismo, profissionais e imprensa especializada, a presença dos estados que organizaram profissionalmente a exploração do potencial turístico é estratégica. "Aqui se abrem inúmeras oportunidades de negócio e cria-se uma vitrine para que todos, circulando pelos estandes, possam descobrir novos destinos e programar novas viagens", reforçou o governador.
O ministro interino do Turismo também compartilhou da mesma opinião, ao destacar o estímulo à profissionalização provocada pela dinâmica do evento que atrai diversas modalidades de negócio. "O salão veio para ficar, proporcionando o aumento das viagens pelo Brasil, movimentando a economia, gerando emprego e renda, além de promover uma excelente troca de experiências na exploração das belezas naturais, riqueza cultural e gastronômica do país", afirmou Luiz Barreto.
Ele também fez um reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela ex-ministra, Marta Suplicy, também presente ao evento, a quem atribuiu o sucesso de diversos programas e a inserção das estratégias de turismo como política de Estado. "O Ministério do Turismo existe há apenas cinco anos, mas já marcou uma história de sucesso pela profissionalização e seriedade como o Governo Federal conduz a questão", pontuou o ministro.
Reestruturação
O governador Marcelo Déda também enfocou a importância estratégica do turismo na administração estadual, ao descrever o processo de reestruturação da política de turismo em Sergipe.
"Estamos vivendo um novo momento no turismo do Estado. Realizamos um processo de redefinição da nossa política, recriamos a Empresa Sergipana de Turismo, que havia sido extinta e é um importante operador das nossas ações, além de deflagrarmos um processo de divulgação dos nossos destinos e de contatos estratégicos com agências e operadoras mobilizando o trade sergipano com o objetivo de oferecer preços competitivos para o turismo brasileiro", descreveu Déda.
Segundo o governador, não adianta apenas oferecer a beleza natural do Estado e as peculiaridades culturais, étnicas e gastronômicas que compõem a hospitalidade do povo sergipano. "Queremos oferecer preços e pacotes competitivos, que possam permitir aos turistas do Brasil e do exterior gostar do destino e gastar pouco para lá chegar e se hospedar", concluiu o governador.
Vitrine sergipana
No estande sergipano, instalado na Feira de Roteiros Turísticos, os visitantes poderão conhecer 10 rotas e roteiros típicos do Estado. Entram nesta lista as Rotas Aracaju-Xingó, Costa das Dunas/Manguezais e Rota Caminhos dos Jesuítas. Incluem-se também neste pacote os Roteiros Xingó, Praias de Aracaju, Trilhas de Pirambu, Cidades Históricas, Cangaço, Foz do Rio São Francisco e Segredos de Tieta.
Quem for ao III Salão de Turismo também vai poder se familiarizar, através do espaço Vitrine Brasil, com a cultura de cada região, por meio de manifestações artísticas, mostras de artesanato, opções gastronômicas e produtos da agricultura familiar. Na delegação de Sergipe serão comercializadas peças artesanais de bordados, palha e cerâmica e produtos da agricultura familiar típicos do nosso Estado, como o catado de aratu e a bolacha de goma.
A cultura sergipana também será representada pelo Grupo Naurêa, que fará duas apresentações em cortejo e no palco principal, no próximo sábado, 21. Operadores e agências de viagens, balcões de venda de hotéis, locadores de veículos, empresas áreas e outros serviços também estarão à disposição do público. A delegação de Sergipe será composta por 80 membros, entre gestores públicos, trade turístico, instituições de Ensino Superior em Turismo, parceiros do setor privado e terceiro setor.
Presenças
Participaram da abertura oficial do evento, o ministro interino da Cultura, João Luiz da Silva, o governador do Ceará, Cid Gomes, o governador em exercício de São Paulo, Alberto Goldman, o presidente da Comissão de Turismo e Desportos da Câmara dos Deputados, deputado federal Albano Franco, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, o presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes do Turismo, Bismarck Maia, o embaixador da Venezuela, Júlio Garcia, o presidente do Banco do Nordeste, Roberto Smith, dentre outras autoridades ligadas ao turismo.
Acompanhando o governador Marcelo Déda estavam o secretário de Estado do Turismo, João Augusto Gama, o secretário de Estado da Casa Civil, José de Oliveira Júnior, e o chefe do Escritório de Representação de Sergipe em Brasília, Pedro Lopes.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Déda destaca a importância do Salão do Turismo para divulgação de Sergipe – Foto: Márcio Dantas/ASN