[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Antes de embarcar com destino a Teresina (PI), para a reunião de governadores do Nordeste, o governador de Sergipe, Marcelo Déda, participou nesta quinta-feira, 24, de mais duas audiências em Brasília. Ambas dão continuidade ao encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na terça-feira, 22, quando Déda encaminhou as principais reivindicações do Governo do Estado e obteve a garantia de agilização dos projetos.

Na reunião com o presidente da Infraero (Empresa Brasileira de Infra-estrutura Aeroportuária), Sergio Gaudenzi, Marcelo Déda destacou a prioridade das obras de ampliação e reforma do Aeroporto de Aracaju – dando seqüência, assim, ao encontro que manteve com o ministro da Defesa, Nelson Jobim, na tarde de quarta-feira, 23.

Ao mesmo tempo em que se aceleram os estudos das obras de infra-estrutura para a modernização do aeroporto, Gaudenzi e Déda concordaram que a ampliação do pátio das aeronaves e a adequação das pistas devem receber "prioridade máxima". Para isso, o superintendente de Planejamento e Gestão, Eduardo Ballarin, presente ao encontro, deve reunir-se brevemente em Aracaju com técnicos e secretários do estado para agilizar os estudos para o início destas reformas.

O Aeroporto de Aracaju, explicou o governador, está totalmente superado, o que dificulta, por exemplo, a captação de vôos fretados (charter), por exemplo. "Isso cria um gargalo para o Estado, que está investindo em turismo e, como conseqüência, espera o aumento de fluxo de passageiros para Sergipe", avaliou Déda, com a concordância de Gaudenzi.

Maruim

Em encontro com o ministro Geddel Vieira Lima, da Integração Nacional, o governador obteve a garantia de liberação de recursos para duas obras: a Adutora do Alto Sertão e a Adutora Sertaneja. O projeto está em fase adiantada, por isso, um eventual contingenciamento de recursos federais atrasaria a conclusão das obras.

Na mesma reunião, o ministro convocou técnicos do Ministério da Integração Nacional para estudar a liberação imediata de parcela dos valores necessários para a execução das obras de contenção de cheias em Maruim, como o desassoreamento do rio e a correção de curso. As obras, que também beneficiarão Laranjeiras, são orçadas em R$ 26 milhões.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.