Déda conhece sistema de monitoramento de segurança do Rio de Janeiro
O governador de Sergipe, Marcelo Déda, acompanhado do secretário de Segurança Pública, Kércio Pinto, conheceu nesta quinta-feira, 19, o novo sistema de monitoramento adotado pela Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro. Na visita, ciceroneada pelo secretário de Segurança Pública do Rio, José Mariano Beltrame, o governador conheceu o Novo 190 – o Centro de Atendimento de Emergência -, e o Centro de Monitoramento com Câmeras, implantados pelo governador do Rio de Janeiro, Sergio Cabral.
Logo após a visita, Déda confirmou que até o fim do ano pretende implantar um sistema semelhante em Sergipe, começando por Aracaju. "Vamos dar um choque de tecnologia no sistema de segurança pública do Estado", anunciou o governador. As novas tecnologias fazem parte do planejamento estratégico estabelecido pelo secretário Kércio Pinto e apresentado pelo governador.
Depois da reunião com o secretário Beltrame, na sede da Secretaria de Segurança, na Central do Brasil, o governador visitou o centro de monitoramento. Na sala do Centro de Atendimento de Emergência, ele conheceu o Novo 190. Por meio dele, o cidadão do Rio pode comunicar imediatamente qualquer ocorrência policial. Como o Centro dispõe de 90 profissionais, quem quiser fazer uma denúncia não leva mais do que cinco segundos para ser atendido. O sistema, que recebe 23 mil ligações por dia, conta ainda com o monitoramento via satélite, com GPS, que identifica automaticamente o orelhão de onde foi feita a denúncia, o que permite o acionamento imediato de viaturas da polícia militar.
No Centro de Comando e Controle, o governador conheceu a sala onde a Secretaria de Segurança monitora 220 câmeras dispostas em locais públicos pela capital do Rio de Janeiro. Cada um dos 22 batalhões da Polícia Militar tem, em suas áreas, 10 câmeras monitoradas. Com o sistema, é possível mobilizar viaturas da Polícia Militar em tempo real, tão logo uma infração ou crime seja detectado. As imagens das câmeras são enviadas para o Centro de Comando e Controle por meio de fibra ótica.
Os dois sistemas implantados no Rio de Janeiro funcionam 24 horas. Acompanharam a visita, ainda, o secretário da Casa Civil, Oliveira Junior, o representante de Sergipe em Brasília, Pedro Lopes, e o sub-chefe do Gabinete Militar de Sergipe, major Gledson Lima Alves.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Déda conhece sistema de monitoramento de segurança do Rio de Janeiro – Foto: Marco Terranova