Déda comparece à posse do presidente da corte suprema do Brasil
O governador Marcelo Déda fez questão de cumprimentar pessoalmente os novos presidente e vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministros Cezar Peluso e Carlos Ayres Britto, respectivamente. Ambos tomaram posse nesta sexta, 23, em Brasília, numa solenidade prestigiada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O STF é a instância máxima da Justiça no Brasil.
“Chamou a minha atenção no discurso do novo presidente do STF seu compromisso com o estado democrático de direito e sua compreensão do papel da Suprema Corte como guardiã da Constituição e garantidora dos direitos fundamentais dos cidadãos brasileiros”, elogiou o governador, após a longa e concorrida cerimônia. Peluso substitui o ministro Gilmar Mendes à frente daquela corte.
Experiência
Paulista, o recém-empossado presidente do STF é um dos mais experientes integrantes da corte máxima de justiça no Brasil. “Ele é um magistrado de carreira, com mais de quatro décadas dedicadas à magistratura, portanto, acostumado com o cotidiano do Judiciário”.
Para o governador, Peluso tem “sensibilidade para, presidindo o Supremo e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), adotar medidas e iniciativas capazes de dar continuidade ao processo de modernização do Judiciário brasileiro e de implementar novos instrumentos que agilizem os processos e ampliem o acesso dos cidadãos brasileiros à Justiça”.
Sergipano
Os cumprimentos ao ministro Carlos Ayres Britto tiveram motivação adicional. “Como governador de Sergipe, levei o abraço do povo sergipano ao nosso conterrâneo Carlos Britto, que assumiu como vice-presidente do Supremo”, relatou o governador. “Sergipe”, prosseguiu, “tem longa tradição jurídica, onde se destacam figuras como a de Tobias Barreto, grande filósofo do direito brasileiro, além da presença de cinco eminentes sergipanos que, ao longo da República, tiveram a honra de integrar nossa Corte Suprema”.
Para Déda, Carlos Britto, “além de grande juiz que é, cumpre também o papel de representar a cultura jurídica e a tradição democrática do povo de Sergipe na composição daquela corte”. O presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, Ulices Andrade, e o representante do estado em Brasília, Pedro Lopes, também compareceram à cerimônia.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Déda comparece à posse do presidente da corte suprema do Brasil – Pedro Lopes
- representante de Sergipe em Brasília
- e o governador Marcelo Déda / Foto: Igo Estrela/Pixel Imagem