Déda assina protocolo de intenções para construção de resort
O governador Marcelo Déda assinou na manhã desta quinta-feira, 20, um protocolo de intenções com o grupo Viva Wyndham Resorts, da República Dominicana, assumindo o compromisso de viabilizar ações para a instalação do Viva Resort & Spa Carnaval na Ponta do Saco, em Estância. No protocolo assinado estão descritos compromissos de ambas as partes, envolvendo desde a instalação de infra-estrutura na área, por parte do governo, e da contratação de mão de obra local, por parte dos investidores. A solenidade foi realizada no auditório do Palácio dos Despachos.
De acordo com o secretário de Turismo, João Augusto Gama, o protocolo é fruto do desenvolvimento de amplas discussões entre o Governo do Estado e os investidores buscando a melhor fórmula para garantir o sucesso e a sustentabilidade do empreendimento, além da geração de emprego e renda na região, dentro das novas premissas que regem o desenvolvimento da atual política de turismo.
"Pela primeira vez em Sergipe se assina um documento com essa importância e com essa seriedade. Para chegarmos a esse termo, o Governo assume a responsabilidade, entre outras coisas, de garantir a ampliação do Aeroporto de Aracaju e a conclusão da ponte Mosqueiro-Caueira. Por isso, tenho orgulho em estar ao lado do governador Marcelo Déda", afirmou Gama, referindo-se à orientação recebida na construção da política de turismo.
O presidente do grupo Viva Resorts, Ettore Colussi, disse que a escolha de Sergipe para o investimento do grupo se deu pelo potencial de mercado e perspectivas de desenvolvimento do turismo na região. "Além de ser uma região belíssima, recebemos toda a segurança do Governo do Estado de que seriam feitos investimentos na infra-estrutura que garantissem o pleno funcionamento do resort", disse Ettore Colussi.
Segundo ele, a estimativa é de que sejam inicialmente investidos cerca de U$ 15 milhões na primeira etapa, que contará com 250 apartamentos e toda a estrutura de lazer que é característica do grupo para sua clientela, cujo perfil é familiar.
Mudança qualitativa
O governador Marcelo Déda enfatizou a mudança de foco no gerenciamento da política de turismo, que elimina o investimento de capital do Governo do Estado diretamente nos empreendimentos.
"Este é o primeiro passo na consolidação de uma parceria com o grupo Viva Wyndham, com larga experiência em resorts. Este protocolo traduz as intenções do grupo e os compromissos do Governo, se constituindo como mais um grande passo na consolidação de Sergipe como destino turístico nacional e internacional", disse Déda.
Segundo o governador, até o início de outubro, as obras da ponte Mosqueiro-Caueira devem ser retomadas, visto que está sendo aguardada a chegada de um equipamento similar a uma balsa fluvial que operará no leito do rio Vaza-Barris na construção da estrutura. "Estamos avaliando um prazo de 13 meses para a obra", informou.
Déda explicou ainda que a operação representa uma mudança qualitativa na gestão da política de turismo. "Ao invés de ceder terrenos e destinar recursos para esse tipo de investimento, estamos negociando a venda do terreno a um preço adequado e a total reversão desse recurso para a construção da infra-estrutura no local, envolvendo estradas de acesso, fornecimento de água, energia e gás, para garantir o funcionamento do resort", detalhou o governador.
Outro aspecto relevante, segundo Déda, foi o próprio perfil do grupo, cuja experiência é de trabalhar com pacotes familiares destinados, sobretudo, a famílias européias e americanas em seus resorts na República Dominicana. "Por isso, determinei que o secretário de Turismo viajasse até lá e trouxesse detalhes do funcionamento e da interação do grupo com as respectivas comunidades", explicou Déda.
"Espero que esse empreendimento se torne o pioneiro na região Sul e, a partir dele, outros empreendimentos aconteçam", revelou o governador, ao anunciar a iniciativa de realização das obras de construção da ponte de ligação entre Estância e Inidiaroba (Porto do Cavalo/Terra Caída). "Com isso, estaremos promovendo a ligação do litoral Sul, da divisa com a Bahia até Aracaju à beira mar, criando as condições para que outros grupos possam investir em nosso Estado", afirmou.
Doação
Durante a apresentação de um vídeo institucional com o histórico e características de atuação do grupo Viva, o presidente Ettore Colussi anunciou a iniciativa de doação de uma lancha para o patrulhamento fluvial que está sendo implementado pelo Governo do Estado, contribuindo para a segurança não só do empreendimento, como de toda a comunidade local.
Participaram da solenidade o vice-presidente do grupo Viva, Giácomo DiLauro, o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Jorge Santana, o secretário de Estado da Infra-Estrutura, Osvaldo Nascimento, o prefeito de Estância, município sede do empreendimento, Ivan Leite, e o presidente do Aracaju Convention Bureau, Sérgio Oliveira, representando o trade turístico, entre outras autoridades e profissionais ligados à atividade turística.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Déda assina protocolo de intenções para construção de resort – Foto: Janaína Santos/ASN