[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O governador de Sergipe, Marcelo Déda, assinou um convênio com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) que vai proporcionar cursos profissionalizantes priorizando pessoas atendidas pelo programa Bolsa Família. Serão 19 modalidades de cursos que atenderão 4.640 pessoas em diversos municípios, perfazendo um investimento de R$ 966 mil com recursos próprios do Estado.

"Esse convênio representa a continuação de uma das principais linhas de atuação do nosso governo, que é criar condições para a inclusão social a partir da capacitação", definiu o governador. Segundo ele, foi escolhida para a iniciativa uma instituição de credibilidade inquestionável e ostentando uma tradição de 60 anos que é o Senac.

"Não podemos arriscar nem no investimento dos recursos públicos, nem na qualidade da capacitação oferecida aos nossos cidadãos. Por isso, escolhemos o Senac, de onde inclusive fui aluno de datilografia em 1977, para oferecer esses cursos de capacitação que, certamente, oferecerão melhores condições de inserção no mercado de trabalho e até de ganhos com renda extra para essas famílias", salientou Déda.

Cursos

Os cursos oferecidos através do convênio possuem o mesmo conteúdo programático e duração dos cursos regularmente oferecidos pelo Senac. A única peculiaridade é que, no caso das pessoas cadastradas através do projeto, não será exigida a escolaridade mínima como acontece regularmente. "Esta é uma medida que adotamos para possibilitar que a pessoa que já está em situação de vulnerabilidade social possa aprender uma profissão e, a partir daí, modificar a sua própria realidade", destacou a secretária de Estado da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social, Ana Lucia Menezes.

De acordo com a secretária, o programa de capacitação integra uma meta de Governo do Estado que é o de modificar completamente o antigo perfil assistencialista de algumas ações desenvolvidas por sua pasta, passando, desde o início da atual administração, a buscar a inclusão pelo direito, com qualificação e geração de renda.

Inserção qualificada

Ana Lucia relembrou o primeiro curso de capacitação promovido com o Senac, em 2007, a partir de uma negociação da Seides com o resort Starfish Ilha de Santa Luzia, onde foram contratados todos os 25 camareiros e 25 garçons formados pelo curso na Barra dos Coqueiros. "Estes profissionais obtiveram recentemente um excelente índice de classificação apontado pelos próprios hóspedes, que em 93% dos casos avaliaram a atuação entre boa e ótima, a partir de um questionário distribuído pelo próprio resort", anunciou a secretária.

Isto motivou, segundo ela, uma nova solicitação de profissionais capacitados para serem contratados pelo Starfish. "É esse tipo de inserção que queremos proporcionar, vinculando um importante benefício social com a iniciativa desenvolvida", completou Ana Lúcia. A solicitação do Starfish se associa a uma iniciativa já efetivada pela primeira-dama do Estado, Eliane Aquino, em promover a qualificação específica para formar cuidadores de crianças, atendendo a uma nova demanda do estabelecimento e do próprio mercado sergipano.

Segundo o presidente da Federação do Comércio de Sergipe (Fecomércio/SE) e presidente do Conselho Regional do Senac, Hugo Lima França, esta é uma iniciativa que comprova o compromisso do governo com a modificação da realidade das camadas mais carentes da população. "Este é um convênio que deveria servir de exemplo para outros governos, pois comprova o compromisso social do Governo de Sergipe que busca investir diretamente na construção de novas possibilidades de inserção no mercado de trabalho para quem está hoje numa situação de exclusão", pontuou o presidente.

Fase de crescimento

O governador complementou afirmando que este é um momento ímpar para que Sergipe consiga alavancar um processo de desenvolvimento sem precedentes, buscando atrair investimentos, a partir da infra-estrutura do Estado, e de oferecer mão-de-obra qualificada para as novas exigências do mercado de trabalho. "A qualificação é uma ferramenta imprescindível para a incorporação de novos valores à força de trabalho dos sergipanos. Por isso, não estamos economizando esforços para promover qualificação e uma ampliação da oferta de ensino técnico profissionalizante para acompanhar o crescimento da economia local e nacional", frisou Déda.

O governador fez uma menção específica ao investimento feito para a revolução do panorama do ensino técnico em Sergipe. "Sairemos de uma situação onde contávamos com duas escolas técnicas federais (a agrotécnica e o Cefet) para uma posição onde contaremos com sete escolas técnicas em todo o Estado, a exemplo da Escola Técnica Agonalto Pacheco já inaugurada pelo Estado em Neópolis. Esta será uma conquista para os nossos jovens iniciarem da melhor forma a construção do seu futuro", disse Déda.

Os cursos serão oferecidos a comunidades carentes da capital, a exemplo do Coqueiral, Bugio, Coroa do Meio, Mosqueiro, Robalo, Santa Gleide e Santa Maria, e nos municípios de Nossa Senhora do Socorro, São Cristóvão, Laranjeiras, Cedro de São João, Simão Dias, Campo do Brito, Japoatã, Lagarto e Santo Amaro das Brotas.

Participaram da solenidade, o deputado federal Iran Barbosa, o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Ulices Andrade, o diretor Regional do Senac, Minervino Dórea, o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, José Tomaz de Vasconcelos, dentre outros representantes da classe empresarial, técnicos do Senac e representantes das comunidades que serão atendidas através dos Espaços de Cultura e Convivência Social (Eccos). 

Confira os cursos oferecidos pelo convênio do Governo do Estado com o Senac

Costureira

Cuidador de Criança

Limpeza

Bolos e Tortas

Doces e Salgados

Instalador Elétrico Residencial

Artesanato com garrafas Pet

Biscoitos Caseiros

Cabeleireiro

Manicure

Pintura em Tecido

Biscuit

Ovos de Páscoa

Química Capilar

Camareira

Garçon

Coquetéis e Drinks

Pães Caseiros

Técnico em Vendas

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.