Déda assegura recursos para a duplicação da BR-101
*Matéria atualizada às 13h desta terça-feira, 05/04.
A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, assegurou nesta segunda, 4, a liberação dos recursos necessários para a duplicação da BR-101 entre Estância e Cristinápolis, na divisa com a Bahia. Na mesma audiência, em Brasília, o governador Marcelo Déda pediu à ministra que garanta a liberação dos três últimos convênios necessários à conclusão da ponte Gilberto Amado, sobre o rio Piauí, que liga os municípios de Estância a Indiaroba.
“As obras do PAC [Programa de Aceleração do Crescimento] não terão qualquer espécie de risco”, sintetizou o governador, logo após a audiência, reproduzindo a garantia da ministra. “Portanto, a duplicação da BR-101 [obra do PAC] é um projeto plenamente viável e, se Deus quiser, iniciaremos no segundo semestre a duplicação de trecho final.
O trecho, de 53,1 quilômetros, representará a duplicação integral da BR -101 no Estado de Sergipe, já que o segmento entre Estância e Propriá estava garantido.
“Foi o Governo do Estado que obteve junto ao presidente Lula e à então ministra Dilma Rousseff [da Casa Civil] o compromisso de concluir a duplicação da BR-101, repassando os recursos para o Governo do Estado”, explicou Déda. “O convênio foi assinado, o projeto está sendo concluído, e eu queria a garantia da ministra de que esta obra continuará no PAC, com garantia de financiamento do governo federal para a sua conclusão”.
Gilberto Amado
Entre os investimentos estratégicos que o Governo de Sergipe está realizando em parceria com o governo federal, a ponte Gilberto Amado destaca-se como a mais importante obra de infraestrutura em andamento. Com 1.712 metros de comprimento e 14,20 metros de largura, a obra “é fundamental e vai viabilizar um novo eixo do turismo sergipano”, no resumo do governador.
“Esta ponte já se encontra com cerca de 70% de sua execução concluída. Precisamos concluir os 30% que faltam”. Ao exibir o cronograma da obra à ministra, o governador ponderou que, “se o governo federal honrar as parcelas do convênio, nós poderemos inaugurar esta ponte em janeiro de 2012”, disse o governador.
“A conclusão da ponte será uma vitória do Estado de Sergipe, mas também importante vitória do governo federal, pois favorecerá o desenvolvimento de Sergipe e da região, fazendo a integração plena entre a linha verde baiana e a infraestrutura rodoviária já existente no litoral Sul de Sergipe”, acrescentou Marcelo Déda.
A ponte Gilberto Amado se integra ao esforço já iniciado pelo Governo com a construção da ponte Joel Silveira, que liga Aracaju a Itaporanga D’Ajuda. Neste sentido, o governador apresentou uma proposta de cronograma físico financeiro prevendo as datas de liberação das parcelas até dezembro de 2011. “Minha intenção é preparar o governo federal para que ele planeje o seu desembolso, evitando atrasos que prejudiquem o andamento da obra “.
Miriam Belchior garantiu que vai examinar o pedido sergipano, “mas também ficou muito bem impressionada com as perspectivas de uma inauguração rápida para esta importante obra de infraestrutura turística de Sergipe e da região Nordeste”.
Durante a audiência, o governador foi assessorado pelos secretários José de Oliveira Júnior, do Planejamento, Sérgio Ferrari, do Desenvolvimento Urbano, e Valmor Barbosa, da Infraestrutura, e pelo representante de Sergipe em Brasília, Pedro Lopes.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Déda assegura recursos para a duplicação da BR101 –