[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Na manhã desta segunda-feira, 26, o governador Marcelo Déda promoveu uma reunião entre membros da equipe de governo e os representantes da equipe do Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento (Bird/Banco Mundial), incluindo o diretor do banco para o Brasil, o senegalês Makhtar Diop, para apresentar um panorama das diretrizes e principais ações de governo. O objetivo principal é discutir as possibilidades de financiamento para novos investimentos estruturantes no Estado, além dos empréstimos já obtidos. O encontro ocorreu na sala de reuniões no Palácio dos Despachos.

“Nós buscamos apresentar o conjunto de medidas administrativas e políticas que norteiam o projeto de Governo, buscando as metas definidas para promover a desconcentração de renda e o enfrentamento aos padrões de desigualdade. Demonstramos a eficácia da adoção da ferramenta do planejamento e, sobretudo, das transformações provocadas pela meta de promover desenvolvimento sustentável e inclusão social através dos eixos definidos da inclusão pelo direito e pela renda”, sintetizou o governador.

Através de uma apresentação fartamente ilustrada, o governador demonstrou, dentre outros aspectos, a interiorização do desenvolvimento verificado nos últimos anos em Sergipe, o investimento em infraestrutura e a atuação de programas como o Sergipe Cidades. “Justamente estes investimentos em infraestrutura, incluindo a renovação da malha viária em praticamente todas as regiões do Estado, é que foram os elementos determinantes para a atração de novos investimentos para o Estado e o estímulo para que os próprios sergipanos iniciem novos empreendimentos”, relatou Déda, referindo-se aos resultados obtidos que apontam a instalação de 110 novas indústrias, gerando mais de três mil empregos, de 2007 a 2010, apoiado por ações como o Programa Sergipano de Desenvolvimento Industrial (PSDI).

Agricultura Familiar

O governador também expôs os avanços obtidos através do incentivo à agricultura familiar que tem impulsionado um desenvolvimento sem precedentes no interior do Estado. Segundo o governador, este é um dos pilares de sua atuação para desconcentrar a renda, incentivando o desenvolvimento de vocações e novas oportunidades em todas as regiões.

Marcelo Déda também apresentou aos técnicos do Bird a austera política fiscal adotada pelo Governo do Estado para a superação das dificuldades ainda advindas da crise econômica de 2008, que comprometeu diversos investimentos e obrigou à adoção de um regime de corte de gastos, redução de custeio e supressão de investimentos.

“Quisemos mostrar ao diretor e aos técnicos do banco os nossos resultados e os novos desafios que temos pela frente, mostrando que o nosso Governo tem uma liderança que traduz a vontade de mudança que foi expressa pela população. Expomos nossa visão estratégica, condição de desenvolvimento e ideias que acompanham as etapas que estamos cumprindo de combate à exclusão”, sentenciou Déda, ao concluir a vasta apresentação que permeou os mais variados temas inerentes à administração.

Perspectivas

Para o diretor do Bird, Makhtar Diop, a exposição realizada pelo próprio governador demonstra a sincronia eficiente de ações diante da possibilidade de se concretizar novas parcerias para financiar programas e projetos, além dos já efetivados como o Programa de Combate à Pobreza Rural (PCPR), já executado em Sergipe.

“Esta foi uma visita para identificar os próximos passos de cooperação com o Estado de Sergipe. Como é de conhecimento público, temos um programa de combate à pobreza, e estamos prontos para negociar um novo projeto da ordem de sete milhões de dólares voltado ao abastecimento de água. Esta missão está justamente voltada para identificar áreas para o desenvolvimento de novos projetos, cujo orçamento aproximado é de 150 milhões de dólares. É neste trabalho de definição que as equipes técnicas do Governo e do Bird estarão se debruçando nos próximos dias”, concluiu o diretor.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.