Déda acompanha procissão em homenagem à padroeira de Simão Dias
Como em todo dia 26 de julho, a cidade de Simão Dias homenageou Nossa Senhora Santana, padroeira do município. Sob a leve chuva, milhares de simãodienses percorreram as ruas da cidade no último sábado até chegar à Praça Matriz. Os quase 40 povoados de Simão Dias também estiveram representados pelas imagens de seus padroeiros. Entre os simãodienses que acompanharam à homenagem e à missa na Praça Matriz da cidade estava o governador Marcelo Déda.
Segundo ele, a festa da padroeira faz parte da sua história. "Eu estou de volta à minha cidade para cumprir um ritual que realizo há muitos anos. Desde que me lembro de atos da minha vida que me recordo da festa de Santana e do significado que ela tinha, e continua tendo, para mim e para todos os meus conterrâneos", disse o governador.
Marcelo Déda também destacou que a festa da padroeira também reflete um momento de reencontro. "É uma festa muito bonita que evoca as raízes católicas da nossa gente, mas é também um momento de reencontro. Simãodienses que estão morando em todos os cantos do país retornam à sua cidade para celebrar a felicidade de ser um simãodiense", afirmou.
O governador ainda percorreu ruas, visitou amigos e relembrou histórias dos tempos em que viveu em Simão Dias.
Fiéis
Enquanto o menino Riquelme Soares, 8, perguntava ao pai se Jesus era Deus, Paulo Roberto Soares assistia à missa e agradecia pela graça alcançada. "Me tornei devoto depois que tive um problema na perna. Pedi a Nossa Senhora Santana que não me deixasse amputar a perna. Desde que minha doença foi curada, eu acompanho a procissão", disse Paulo com Riquelme nos ombros.
Já a cabeleireira Aparecida Barbosa comparece à procissão quando pode. "Como as clientes fazem questão de se arrumarem para participar da festa, às vezes eu não consigo participar. Este ano vim pedir a Santana saúde, já que é disso que precisamos. O resto a gente arranja".
Após a missa celebrada pelo pároco Hunberto da Silva e o vigário paroquial Gileumar Henrique Alves, os devotos assistiram à queima de fogos.
Presenças
Acompanharam a festa da padroeira o senador Antônio Carlos Valadares, o vice-governador Belivaldo Chagas, ambos simãodienses, o deputado federal Jackson Barreto, a deputada estadual Conceição Vieira, o prefeito da cidade, José Valadares, e o presidente da Companhia de Irrigação e de Recursos Hídricos de Sergipe, Vander Costa.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Déda acompanha procissão em homenagem à padroeira de Simão Dias – Foto: César de Oliveira/ASN