Déda: “A idéia é qualificar a relação do Governo Federal com as cidades brasileiras”
Agência Aracaju de Notícias – Quais as diretrizes que o senhor pretende dar aos trabalhos da Frente Nacional de Prefeitos como novo coordenador geral?
Marcelo Déda – A nossa posição é de dar continuidade ao trabalho que a Frente já vem realizando há mais de uma década. A FNP tem dado uma contribuição muito grande ao debate qualificado sobre as questões municipais no Brasil, especialmente na relação dos municípios com a Federação. O meu papel é continuar este trabalho dirigindo a Frente dentro da perspectiva da atual conjuntura.
AAN – E quais são as prioridades estipuladas para o trabalho da Frente daqui por diante?
Marcelo Déda – A meta é que todas as capitais estejam filiadas e que a maioria dos municípios de médio e grande porte também se incorporem à Frente. Vamos discutir e reivindicar o protagonismo das cidades no debate das reformas da Previdência e Tributária, trazendo temas novos à discussão nacional como o tema da cooperação intermunicipal e fortalecendo a luta pela autonomia dos municípios.
AAN – Já existe uma agenda para novos encontros e discussões?
Marcelo Déda – Esperamos que nos próximos 15 dias a nova coordenação geral se reúna para avaliar a 44ª reunião e construir uma agenda para este ano a partir das deliberações que foram tomadas aqui em Aracaju. A idéia também é que nos próximos 60 dias a Frente possa fazer um grande seminário nacional sobre as reformas da Previdência e Tributária de modo a fortalecer um grau mínimo de unidade entre todas as cidades que dê condições para que algumas reivindicações dos municípios sejam incorporadas ao debate que o Congresso Nacional vai travar.
AAN – Nas próximas reuniões serão produzidos documentos para serem encaminhados ao Governo Federal no sentido de aproximá-lo às cidades?
Marcelo Déda – O presidente da República está de fato, e não apenas de forma retórica, inaugurando um novo patamar no relacionamento do governo federal com as cidades. Nós queremos manter essa colaboração. A Frente participa do Comitê Federativo que discute os temas da agenda nacional e vai continuar participando, agora no Comitê de Segurança Pública também. A idéia é estreitar estes laços e buscar trabalhar de maneira a qualificar cada vez mais a relação do Governo Federal com as cidades brasileiras.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Déda: “A idéia é qualificar a relação do Governo Federal com as cidades brasileiras” – Foto: Márcio Dantas AAN