[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Estudantes e pesquisadores interessados no cenário audiovisual e profissionais que atuam em televisão participaram e interagiram durante a realização de ‘Perspectivas da Produção Independente para TV’, promovido pela Fundação Aperipê (Fundap), Secretaria de Estado da Cultural (Secult), Associação Brasileira de Produtoras Independentes de Televisão (ABPI-TV) e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/SE). O evento, que ocorreu na última segunda-feira, 18, objetivou estimular, debater e disseminar os projetos e os trabalhos na produção de conteúdo independente para a televisão no âmbito local e nacional.

Com o intuito de incentivar a participação dos sergipanos nessa área de atuação, o evento visou capacitar tecnicamente e enfatizar discussões para beneficiar os trabalhos de produções audiovisuais em Sergipe e no Brasil. “O encontro tem, no seu principal contexto, abrir esse diálogo dos produtores locais e estudantes com a ABPI-TV e mostrar como andam os mecanismos de produção, exemplos de projetos que vêm sendo feitos no Brasil e no mundo, e outros aspectos deste mercado. Este é o primeiro debate que ocorre com essas intenções e com esse tipo de parceria com a associação. Pode-se dizer que é um ‘evento piloto’ que, diante a repercussão, pode consolidar o interesse de propagar essa ideia para outros estados e cidades”, destacou a coordenadora da ABPI-TV, Daniela Pfeiffer.

A representante da associação ressaltou ainda a relevância da funcionalidade que a TV pública tem para os brasileiros. “Ela tem um papel fundamental na expansão do produto audiovisual nacional. A TV Brasil – emissora à qual a Aperipê é associada, por exemplo, é uma integrante importante no mercado. O setor de televisão tem tudo para crescer ainda mais diante de incentivos e projetos de lei que pretendem, dentre outros objetivos, baratear as televisões pagas, abrir mais espaço para produções nacionais e a expandir a televisão digital”, explicou.

Sobre o ponto de vista da diretora presidente da Aperipê, o contexto audiovisual não possui apenas o valor cultural e de entretenimento, mas também o financeiro. “Nós temos que mostrar que o audiovisual é tão produtivo para o divertimento, quanto para o setor econômico”, opinou.

Para a diretora da Aperipê TV, Celiene Lima, o evento foi de extrema importância para aprimoramento dessa arte no Estado. “Essa é uma grande oportunidade de aproximar ainda mais os realizadores sergipanos e de mostrar novas perspectivas para o audiovisual, tanto em Sergipe, como no país. Isso impulsiona o trabalho audiovisual, não só para apresentação em festivais ou por hobby, mas também como um produto comercializável”, destacou.

De acordo com a secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, esse espaço foi essencial para a ampliação do debate sobre as perspectivas de produção independente e o produtor (estudante ou profissional) de televisão. “Eu, como conselheira da Comissão Nacional de Incentivo a Cultura (CNIC), quando tive o contato com a Daniela (Pfeiffer), quis trazer essa experiência que a ABPI-TV tem para o cenário audiovisual de Sergipe. Felizmente, o contato resultou no evento que, acima de tudo, destacou o papel dos produtores de televisão e da TV pública, além do seu trabalho no mercado nacional”, concluiu.

Participação

Além da diretora presidente da Aperipê, Indira Amaral; da secretária de Estado da cultura, Eloísa Galdino; e da coordenadora da ABPI-TV, Daniela Pfeiffer; também compuseram a mesa de abertura do evento o secretário-adjunto de Estado da cultura, Marcelo Rangel; e o gerente da unidade de comunicação e marketing do Sebrase/SE, José Luiz Fialho.

Parceiros

O evento contou ainda com o apoio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Tecnológico (Sedetec), do Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira (NPDOV) e da Associação Brasileira de Documentaristas (ABD/SE).

ABPI-TV

A Associação Brasileira de Produtores Independentes de Televisão (ABPI-TV) é uma entidade sem fins lucrativos que representa as empresas produtoras independentes de conteúdo audiovisual para televisão, através da atuação em todas as suas esferas (como animação, documentário, ficção, entre outros) e buscando novas oportunidades de mercado no Brasil e no exterior. Sendo mais de 140 empresas associadas, a ABPI-TV tem como objetivo principal estimular e promover crescimento da indústria audiovisual no país.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.