[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Começa nesta terça-feira, 14, o curso sobre cuidados no uso de agrotóxicos e agricultura orgânica, que acontecerá no Auditório dos Diretores Lojistas, em Itabaiana. O evento é realizado pelo Departamento de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Deagro), em parceria com o Fundacentro, a Secretaria da Saúde de Itabaiana, o INSS e a Fetase. O curso termina nesta quarta-feira, 15, no Povoado Junco, em Areia Branca.

O evento contará com a participação de produtores rurais e técnicos da área agrícola. O objetivo é propiciar informações, orientações e debates sobre condições de trabalho com o uso de agrotóxicos.

Os agrotóxicos são produtos químicos que auxiliam no combate de seres considerados nocivos à saúde de uma plantação. Porém, o uso indiscriminado desses produtos pode pôr em risco tanto a sanidade da planta, quanto a saúde dos homens e animais.

Segundo a engenheira agrônoma Maria Aparecida Andrade, do Deagro, os cuidados no uso do agrotóxico são imprescindíveis. "A utilização de agrotóxicos exige de seus aplicadores conhecimentos básicos sobre o modo de ação, as doses recomendadas, a hora e a época de aplicações e a classe toxicológica. Além disso, é preciso seguir as recomendações sobre os cuidados durante e após as aplicações e a manipulação adequada das embalagens vazias", contou Aparecida.

O modelo agroecológico consiste na produção de alimentos livres de produtos químicos e utiliza métodos naturais de controle de pragas e de adubação. A intenção é orientar sobre um modelo sustentável de produção. "O tema do curso é embasado nos fundamentos da Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural. Segundo ela, a qualidade de vida dos produtores é feita através dos métodos orgânicos e sustentáveis de produção", disse o gerente de Assistência Técnica e Extensão Rural do Deagro, Delmo Naziazeno.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.