Curta-SE e Aperipê promovem o audiovisual
Entre os dias 12 e 17 de setembro, a capital sergipana, além de Estância, Laranjeiras e São Cristóvão, será varrida pelo audiovisual. A 11ª edição do Festival Iberoamericano de Cinema de Sergipe (Curta-SE) conta com o apoio da Fundação Aperipê e traz a público, depois de muita espera, o longametragem ‘Senhor dos Labirintos’, financiado pelo Governo de Sergipe.
A primeira edição do Curta-SE ocorreu em 2001, sob a alcunha de Festival Brasileiro de Curtas-Metragens de Sergipe. Aos poucos, o Festival foi se consolidando e fomentando o cenário audiovisual sergipano até que o reconhecimento crescente alimentou ambições ainda maiores. Em 2008, o evento recebeu novo batismo, possibilitando a participação de países abrangidos pelo programa Ibermedia. No Festival Ibero-Americano de Curtas-Metragens, produções da Argentina, Brasil, Chile, Uruguai, Cuba, México, Venezuela e Colômbia, além de Portugal e Espanha.
Os números traduzem o impacto do Curta-SE na produção audiovisual de Sergipe. Em sua primeira edição, o Festival contou com apenas 50 inscritos. Em 2011, o festival registrou 605 inscrições. Para os responsáveis pelo evento, contudo, o mais importante é levar o debate o mais longe possível.
“A cada edição reafirmamos a parceria com o interior de Sergipe – Estância, Laranjeiras e São Cristovão. Assim, mais pessoas podem prestigiar o festival, conhecendo a arte que é feita aqui em Sergipe e também no cenário Iberoamericano. A 11ª edição é uma prova de que o Festival ainda tem muito para mostrar em todas as esferas audiovisuais”, explica a produtora executiva do Curta- SE, Deyse Rocha.
Deyse Rocha ressalta também a contribuição das emissoras da Fundação Aperipê para o debate. “A Fundação é nossa parceira desde sempre, um apoio fundamental e de relevância enorme. Com a Aperipê, a divulgação do evento é bem mais ampla. Isso, pra não mencionar que a TV Aperipê é a única do Estado a dedicar um programa exclusivamente ao audiovisual. A equipe do programa Olha Aí sempre acompanha o cotidiano do Curta-SE e realiza um registro muito importante”.
A programação completa do Curta-SE 2011 pode ser conferida no endereço www.curtase.org.br.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]