Curta Aperipê exibe produções sergipanas
O 1º Festival Sergipano de Curtas-Metragens para Televisão – Curta Aperipê – abre as portas para algumas das mais criativas produções em curtas feitas em Sergipe entre 2004 e 2008. Nesta sexta-feira, 18, a partir das 22h, a Aperipê TV exibe os cinco filmes selecionados no festival: ‘Deu Bode’, ‘A Parede’, ‘Conta Outra, Seu Euclides’, ‘Desconforto’ e ‘Você Conhece La Conga?’.
Promovido pela Fundação Aperipê de Sergipe, o festival pretende aproximar o telespectador sergipano das produções audiovisuais independentes realizadas no Estado. Dessa forma, além de incentivar as realizações sergipanas, o Curta Aperipê também propaga amplamente a cultura cinematográfica através do meio de comunicação de massa mais significativo do mundo.
Durante uma hora e meia, quem estiver ligado na Aperipê TV poderá assistir aos cinco curtas-metragens sergipanos e, através da internet ou pelo telefone – que serão divulgados durante a exibição dos vídeos -, votar naquele de que mais gostar. O realizador do vídeo mais votado receberá como prêmio uma viagem à Minas Gerais para acompanhar o Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte. Além disso, os trabalhos exibidos na Aperipê TV receberão 100 cópias em DVD dos vídeos.
Segundo o organizador do festival, Werden Tavares, o Curta Aperipê é uma oportunidade de reconhecimento dos curtas-metragens, que raramente encontram oportunidade de exibição. "O Curta Aperipê é uma ótima iniciativa que dá chance a filmes que não fizeram carreira em circuitos de festivais nem nos cinemas brasileiros de serem vistos e apreciados", afirmou ele.
Graziele Andrade teve seu vídeo selecionado no festival e concorda com Werden. "O Curta Aperipê amplia a possibilidade de mais pessoas no estado assistirem aos vídeos", disse ela. Ainda segundo o organizador, "o 1º Festival Sergipano de Curtas-Metragens para Televisão é mais uma janela que a Aperipê criou para estimular a diversidade na produção local de audiovisual, abrindo espaço para os produtores independentes e premiando-os de forma bastante democrática".
Os curtas-metragens são de gênero livre. Os formatos vão desde documentários e ficção até trabalhos experimentais. "A Aperipê TV, sendo uma emissora de TV Pública, deve sempre difundir o conteúdo audiovisual alternativo produzido em Sergipe através dessas iniciativas. Mas o importante mesmo é produzir esses trabalhos de forma qualificada, e deixar o público sergipano assistir, gostar e premiar", acrescentou Werden.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Curta Aperipê exibe produções sergipanas – Clique para ampliar