[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Mais quatro cursos profissionalizantes tiveram início hoje, dia 25, integrando o projeto de capacitação profissional da Prefeitura de Aracaju. Trata-se do Projeto de Trabalho Técnico Social, que por meio da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat) e Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan), em parceria com a Caixa Econômica Federal, está oferecendo gratuitamente os cursos em eletrônica básica, manutenção em impressora, cabeamento em rede de dados e eletricista de automóveis. Ao total, são aproximadamente 65 pessoas que serão preparadas e qualificadas profissionalmente para enfrentar o mercado de trabalho de maneira mais competitiva.

Os treinamentos em eletrônica básica, manutenção em impressora e cabeamento em rede de dados estão sendo ministrados no Senai/Cetaf, situado no Distrito Industrial de Aracaju. Os três cursos têm início às 13h30 e seguem até às 17h30. O curso de eletrônica básica conta com a participação de 20 alunos, totalizando 125 horas/aula.

Os fundamentos teóricos da eletricidade, estudo de iodo e circuito integrado operacional serão os principais itens discutidos durante o treinamento. “Estou aqui para aprender. Me dedicarei ao máximo durante as aulas, afinal não é todo dia que tem um curso como esse de graça”, diz o estudante de 16 anos, Luiz Santana Souza.

Já o estudante de informática, Alexandre Silva Santos, 23, que está matriculado no curso de manutenção em impressora, pretende aumentar seus conhecimentos no ramo tecnológico, principalmente na área de assistência técnica. “Já tenho uma certa noção em computadores. A intenção é chegar no mercado de trabalho, através desse curso de manutenção, já que o certificado é muito importante”, explica. O treinamento consta de 30 horas/aula com a presença de 15 alunos.

Já o curso de cabeamento em rede de dados tem como objetivo dotar os alunos do conhecimento a respeito da tecnologia do cabeamento estruturado quanto à sua instalação física. Neste caso, são 10 alunos, perfazendo 60 horas/aula.

Eletricista de automóveis
Serão aproximadamente dois meses de curso, das 13h30 às 17h30, de segunda a sexta-feira no Senai/Cet, Centro. De acordo com o instrutor, Marcelo de Jesus, até o final do treinamento os alunos estarão aptos para trabalhar em qualquer ramo de eletricidade de automóveis. “Só vai depender da dedicação de cada aluno. Se todos se empenharem, provavelmente terão uma maior facilidade frente ao competitivo mercado de trabalho”.

Nos primeiros dias de treinamento, os alunos terão aulas de educação ambiental, bem como higiene, segurança e saúde no trabalho. Logo após serão repassadas aos participantes as partes teórica e prática, iniciando-se com os princípios básicos da eletricidade e eletrônica. A reparação do sistema de sinalização, iluminação, ignição e a manutenção de alternador e motor de partida também serão passados aos 18 alunos.

O desempregado Marx da Silva Macedo, 32, participa pela primeira vez de um curso de eletricista para automóveis e vê a possibilidade de conseguir um emprego após a conclusão. “A princípio não sei nada de eletricidade, mas almejo a qualificação profissional para um dia trabalhar como eletricista”, conta, acrescentando que ao final do curso pretende colocar o curriculo em diversas empresas do ramo.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.