Cursos oferecidos pela Fundat qualificam moradores do São Carlos
Um exemplo desse trabalho são os cursos que estão sendo desenvolvidos na Associação de Mulheres de Sergipe, bairro São Carlos, através da Fundat. Na sexta-feira, dia 9, foi finalizado o Curso Básico de Informática, que teve início dia 2 de maio, totalizando quatro turmas divididas entre os turnos da manhã e tarde, com16 alunos cada. Sexta-feira foi realizada a última aula do curso e os certificados serão entregues na tarde da próxima quarta-feira, dia 14.
Durante o curso os alunos aprenderam as ferramentas básicas para utilização da informática, adquirindo conhecimentos nos programas de Windows, Word, Excel e Corel Draw , todos com uma carga horária de oito horas, além das aulas de relações interpessoais, que acontecem no início de todos os cursos oferecidos pela Fundat.
Segundo o instrutor Luciano Santos Souza, os alunos estavam bastante interessados e o aproveitamento foi mais gratificante que o esperado. “Os alunos estavam muito empenhados, alguns procurando adquirir novos conhecimentos para a busca do primeiro emprego, outros que já trabalham, mas ainda não possuíam noções de informática”, esclarece. Ele ressalta ainda que muitos foram além das expectativas e se destacaram. “Alguns precisavam desse curso para continuar no emprego, que a cada dia exige ainda mais o bom relacionamento entre homem e máquina”, explica o instrutor.
De acordo com a estudante Cledivânia Francisca Souza, 23, as noções de informática que ela já possuía facilitaram o melhor entendimento do conteúdo programático. “Já sabia a parte simples de manipular o mouse, mas agora posso procurar um emprego, já com um certificado do curso de informática”, comenta.
Para a estudante Juliana Souza de Matos, 17, o curso é uma forma de obter mais conhecimentos sobre uma área que ela já possuía conhecimento. “Já fiz um curso de informática e não aprendi metade do que pude aprender neste curso. O curso era particular, mas o professor não explicava com detalhes o que era para ser feito. Aqui é tudo bem explicado, o professor tem bastante paciência”, diz.
Além do Curso de Informática, a unidade está oferecendo Curso de Corte e Costura. Segundo a presidente da Associação, Maria José Silva Santos, o aproveitamento dos alunos nesses cursos profissionalizantes é cada vez melhor. “Eles não estão aqui para brincar, estão realmente interessados em aprender e aprimorar seus conhecimentos”, comenta.
Ela ressalta ainda que não é preciso ir muito longe para conferir isso. “O maior exemplo são algumas alunas do Curso de Doces e Salgados que realizamos. Elas estão vendendo em suas residências e recebendo encomendas, muitas estão garantindo a renda da família através dessa atividade”, diz entusiasmada.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Cursos oferecidos pela Fundat qualificam moradores do São Carlos – Fotos: Sílvio Rocha