[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) iniciou na tarde desta segunda-feira, 13, a primeira turma do curso de ‘Promotor de Polícia Comunitária’. A aula inaugural foi realizada no auditório da Academia da Polícia Civil e contou com os 50 alunos desta primeira edição e com a palestra Contemporaneidade e Segurança, ministrada pelo major Antônio Pinto, da Polícia Militar do Maranhão. O curso acontece simultaneamente em todo o país e é elaborado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

As aulas são voltadas para policiais militares, civis e federais, bombeiros, guardas municipais, agentes prisionais e lideres comunitários preocupados com a segurança pública e a mobilização social. De acordo com o major Antônio Pinto, que também é integrante do Grupo Gestor de Polícia Comunitária da Senasp, a repressão e a prevenção ao crime precisam ganhar novas estratégias e, segundo ele, a que tem demonstrado melhores resultados é a integração entre as polícias e as comunidades.

De acordo com a diretora da Acadepol, delegada Daniela Lima, o curso tem como meta a capacitação da comunidade e dos profissionais de segurança na filosofia do policiamento comunitário. "O objetivo é fazer com que sociedade e governo discutam juntos os rumos que devem tomar a segurança pública", destacou. Em Sergipe, a proposta é capacitar 650 pessoas em 13 etapas do curso até novembro de 2007. Cada etapa terá 50 alunos com carga horária de 44 horas.

O curso será ministrado nos turnos da tarde e noite na Academia de Polícia. Para policiais que moram no interior, a SSP vai disponibilizar um ônibus para facilitar o acesso às aulas. As principais disciplinas do curso serão Relações Interpessoais; Direitos Humanos; Mediação de Conflitos; Polícia Comunitária e Sociedade; Mobilização Social; Gestão pela Qualidade na Segurança Pública; Troca de Experiências de Polícia Comunitária, entre outros.

Segundo a delegada Daniela, a idéia é aprimorar as técnicas comunitárias junto aos órgãos policiais. "Queremos implantar essa filosofia de policiamento em todo o Estado e para isso precisamos capacitar as pessoas envolvidas nesse processo", disse.

Além da diretora da Acadepol, a abertura do curso contou com as presenças do secretário-adjunto da Justiça e Cidadania, tenente-coronel Henrique Rocha, do comandante-geral da PM, coronel Péricles Menezes, do superintedente da Polícia Civil, Paulo Márcio de Almeida, e do diretor da Guarda Municipal de Aracaju, coronel Magno Silvestre.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.