Curso qualifica coordenadores de Vigilância Sanitária em Planejamento e Gestão
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) iniciou na manhã desta segunda-feira, 14, o ‘Curso de Atualização em Planejamento e Gestão’ para gerentes da Coordenação de Vigilância Sanitária (Covisa) estadual e coordenadores da área em todos os municípios. A abertura do evento contou com a presença do secretário de Estado da Saúde, Rogério Carvalho, que ressaltou o compromisso do Governo com a qualificação de dirigentes e técnicos de diversas áreas da saúde, nas esferas estadual e municipal.
De acordo com o secretário, o curso integra o elenco de ações da política de qualificação profissional e educação permanente promovida pela SES e assentada no projeto de Reforma Sanitária e Gerencial do SUS em Sergipe. "Capacitando gestores e técnicos, como vem acontecendo, fortalecemos o trabalho dos municípios na busca por melhores indicadores sanitários", explicou Rogério Carvalho, acrescentando que também é objetivo do Estado investir na informatização do trabalho de campo.
Para o coordenador de Vigilância Sanitária do Estado, Antônio de Pádua Pombo, o curso vai preencher uma lacuna que ainda existe na maioria dos municípios sergipanos. "Nós temos excelentes técnicos na operacionalização das ações, porém há uma carência substancial de recursos humanos na área de gestão. Precisamos de profissionais, por exemplo, que entendam de financiamento e planejamento. Esse é um dos nossos principais problemas", afirmou Pádua.
Ele destacou ainda que a qualificação dos profissionais permitirá que os municípios assumam, de fato, suas responsabilidades. "Quanto mais próxima a solução estiver do problema, maiores são as chances de resolutividade. No entanto, isso não quer dizer que o Estado vai se eximir de suas atribuições. Ao contrário, continuaremos fomentando e induzindo políticas, coordenando o sistema e atuando de maneira complementar às ações dos municípios", comentou.
Metodologia pactuada
O ‘Curso de Atualização em Planejamento e Gestão’ é uma parceria entre a SES, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Centro Colaborador de Vigilância Sanitária da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), responsável pela elaboração da atividade. Desta primeira etapa, que se estenderá até o mês de setembro, participam 40 profissionais da capital e do interior. Um novo grupo de gestores iniciará a capacitação em outubro.
A pesquisadora do Centro Colaborador de Vigilância Sanitária da UFMG, Maria da Consolação Magalhães, salientou que Sergipe é o primeiro Estado da região Nordeste a realizar o curso. "Um aspecto importante desta iniciativa é o fato de toda a metodologia ter sido pactuada com representantes locais. Por isso, desde o ano passado, nos reunimos em alguns momentos com a Covisa estadual e a Escola Técnica da SUS para definir a operacionalização do curso", pontuou.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Curso qualifica coordenadores de Vigilância Sanitária em Planejamento e Gestão – Foto: Márcio Garcez/Saúde