Curso nacional de atendimento a queimados capacita profissionais
A Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com a Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ), iniciou nesta quinta-feira, 12, mais uma edição do Curso Nacional de Normatização do Atendimento ao Queimado (CNNAQ). O evento acontece no auditório do Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (HUSE) e destina-se à capacitação dos profissionais que atuam nas unidades de urgência de todo o Estado e no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe).
Durante a solenidade, a secretária adjunta da SES, Mônica Sampaio, ressaltou que a meta do Governo de Sergipe é qualificar os serviços prestados em toda a rede hospitalar com investidos maciços em ações de educação continuada. "A melhoria em todos os níveis da atenção à saúde, desde o primeiro atendimento ao paciente na porta de entrada da unidade até a assistência de alta complexidade, que demanda um cuidado mais meticuloso, passa necessariamente pelo aperfeiçoamento das práticas dentro da unidade e nós temos perseguido isso incessantemente", enfatizou.
O presidente da SBQ, Flávio Novaes, que também é um dos instrutores do curso, elogiou a iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde, que realiza o CNNAQ em Aracaju justamente no período junino, quando o número de vítimas por queimaduras por fogos de artifício chega a aumentar 200%.
Para ele, a única forma de reduzir o número de vítimas de queimaduras nas unidades hospitalares é investindo em campanhas preventivas como a que o Estado está realizando neste mê de junho, com a distribuição de 20 mil panfletos com orientações sobre o assunto. "Não devemos tratar a queimadura como um acidente, mas como uma ocorrência. Quando dizemos que tal queimadura foi acidental, deixamos de dar a devida importância às ações de prevenção, que devem ser contínuas", justificou Flávio Novaes.
Protocolos
De acordo com a instrutora Maria Cristina Serra, diretora-científica da Federação Latino-Americana de Queimaduras (FELAQ), o conteúdo do Curso Nacional de Normatização de Atendimento ao Queimado é focado nas primeiras 24 horas de atendimento à vítima de queimadura, momento crucial em que a história do paciente pode ser mudada.
"Quando chega um paciente com lesão grave de queimadura nas unidades de emergência, os profissionais ficam muito voltados para lesão, que é o que chama mais atenção e esquecem do trauma, que muitas vezes demanda para aquele momento uma atenção prioritária. São pequenos cuidados que podem salvar uma vida", explicou Maria Cristina.
Ela lembrou ainda que o descumprimento dos protocolos de atendimento estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS) pode prejudicar o tratamento. "Precisamos aqui no curso fixar as informações sobre o primeiro atendimento, os principais cuidados com as vias aéreas, porque se isso não for feito de maneira atenta, pode prejudicar muito o prognóstico, inclusive com o aprofundamento de lesões", explicou Maria Cristina.
Capacitação
O Curso de Atendimento ao Queimado foi dividido em duas turmas e tem carga horária de 20 horas. Metade das vagas foram ocupadas por profissionais do HUSE. Nela, os temas mais importantes referentes aos protocolos de atendimento às vítimas de queimaduras estão sendo debatidos em nove módulos: avaliação e cuidados iniciais, cuidados com as vias aéreas, choque e reposição volêmica, queimaduras pediátricas, cuidados com a ferida, queimaduras químicas, queimaduras elétricas, triagem e encaminhamento, além de um módulo reservado para a discussão de casos relacionados ao curso.
Além de Flávio Nadruz Novaes e Maria Cristina Serra, o curso tem a ainda com a participação do coordenador de cirurgia plástica e da Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ) do HUSE, Reginaldo Silva Lessa, do presidente da Regional Sergipe da SBQ, Marcelo Pinheiro, e do Hospital da Força Aérea do Galeão no Rio de Janeiro, Marcos Aurélio Leiros da Silva. O diretor geral do HUSE, Josias Dantas Passos, também participou da abertura.
Veja como proceder em caso de queimadura.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Curso nacional de atendimento a queimados capacita profissionais – Foto: Alejandro Zambrana