[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Com o intuito de ver difundido o conhecimento da leitura de Braille na sociedade aracajuana, a Biblioteca Pública Municipal Clodomir Silva vem desde fevereiro promovendo o curso específico nessa linguagem ministrado por Francisco Luiz de Souza, deficiente visual e coordenador do setor de Literatura em Braille da biblioteca.

O curso não é direcionado somente aos deficientes visuais. “Professores, comerciantes, pessoas da comunidade. Qualquer um que queira aprender para passar adiante ou para manter contato com deficientes visuais pode fazer o curso. Não são aulas de alfabetização. Esta é uma função do CAPS – Centro de Apoio Psicossocial. Este curso é apenas para a difusão da leitura em Braille”, disse Francisco Luiz.

Quatro turmas, cada uma com quatro alunos, estão aprendendo a técnica do curso que vai até o dia 2 de abril. Segundo Francisco, os alunos estão aprendendo rápido. “Estou surpreso com a facilidade de absorção dos alunos”, disse.

“Sempre tive interesse em aprender a leitura em Braille. Esta é uma oportunidade única em Aracaju. É a primeira vez que eu vejo um curso desse aqui na cidade. Eu estou adorando. O professor é excelente. Ele vibra quando a gente acerta. Isso é muito importante. Me dá vontade de continuar”, disse a aluna Araci Rodrigues, 36 anos.

A filha de Clodomir Silva, do patrono da biblioteca, também é aluna do curso. Segundo Ana Marciolina o curso é uma das boas novidades da nova biblioteca que desde a reforma melhorou muito em todos os pontos. “Vim fazer as aulas pela curiosidade em aprender e poder obter novos conhecimentos”, disse Marciolina.

Muitas pessoas têm procurado o curso, mas as turmas já estão fechadas. “Tem muita gente na fila de espera. Nosso objetivo é dar continuidade ao curso para que mais pessoas tenham acesso. A procura está muito grande”, conta Francisco Luiz.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.