[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Das 20 mulheres que concluíram o curso de Produção em Papel Reciclado, feito na Casa do Acolhimento do bairro Industrial, oito se reuniram e estão fundando a associação de produção, ainda sem nome, que já está funcionando na rua Santo Expedito, 675, bairro Santo Antônio. “Havia mães de família desempregadas no curso e depois de receber o certificado nos reunimos com o professor para fazer com que o aprendizado pudesse render alguma coisa em dinheiro para nós”, conta Ruth de Oliveira Santos, membro da coordenadoria provisória da associação.

Foram nove semanas de aulas, onde as mulheres atendidas pela Casa de Acolhimento da Mulher, localizada no Centro Social São João de Deus, aprenderam a confeccionar cestos, lixeiras e outros objetos com restos de jornal, cola, tinta e verniz. “Além do que aprendemos, cada uma foi desenvolvendo novas coisas de acordo com a criatividade e hoje já fabricamos uma série de coisas como porta-retratos, chapéus e objetos de decoração”, informa Ruth, que já está recebendo encomendas da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e de um sindicato.

Para a secretária interina de Assistência Social e Cidadania, Marisa Ramos, a formação desta cooperativa traduz o valor do curso de geração de renda para as mulheres atendidas pelo centro. “O encerramento do curso ocorreu na última terça-feira, 20, e na mesma noite estas mulheres já estavam mostrando suas peças e demonstrando que estarão adquirindo renda com o que aprenderam no curso”, comemora a secretária.

O curso de Produção em papel foi oferecido juntamente com os cursos de Cabeleireiro, Manicure e Pedicure, Desenho e Pintura em Tela para cerca de 100 mulheres, vítimas de violência doméstica. Esses cinco cursos profissionalizantes são de iniciativa do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), que está executando o Projeto Agora é a Minha Vez, patrocinado pela ong Companheiros das Américas, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), e a União Brasileira de Mulheres (UBM).[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.