Curso de formação habilita professor para atuar em Laboratório de Tecnologia
A Secretaria de Estado da Educação (Seed), por meio do Departamento de Tecnologia Educacional (DTE), realiza na manhã desta quarta-feira, 27, no horário das 8h às 12h e das 14h às 17h, no Centro de Referência em Educação de Jovens e Adultos Professor Severino Uchoa, mais um curso de Formação de Professores Articuladores. Esta etapa prossegue até o dia 11 de agosto. A iniciativa tem como objetivo habilitar os professores da rede pública do estado para o exercício das atividades pedagógicas nos Laboratórios de Tecnologia Educacional (LTE).
Até o final de 2010, o DTE, através dos 11 Núcleos de Tecnologia Educacional (NTEs) implantados pela Seed, continuará promovendo a formação dos docentes. Foram instalados dois núcleos na capital e os demais em cada uma das sedes das nove Diretorias Regionais de Educação (DREs). A primeira formação teve início na segunda-feira, 24, no NTE Aracaju, e acontecerá até o dia 21 de junho.
Inscrição
As inscrições deverão ser encaminhadas aos respectivos NTEs, sob a responsabilidade da Coordenação Pedagógica do Proinfo. Serão ofertadas 220 vagas para todo o estado.
Os cursos terão uma carga horária de 80 horas/aula no total, sendo 28 horas de estudos presenciais e 52 horas na modalidade a distância. As aulas serão ministradas por professores multiplicadores do ProInfo/NTEs.
Apoio
Segundo o chefe do DTE, Galvani Alves Mota, não basta haver um laboratório equipado e software à disposição dos professores. “O professor articulador nos laboratórios de tecnologia das escolas é de fundamental importância, pois ele assume o papel de facilitador do processo pedagógico através da mediação entre os conteúdos, disciplinas, projetos de aprendizagem e as diversas mídias disponíveis”, ressaltou o diretor.
Ainda de acordo com Galvani Mota, nesse processo também será importante contar com o apoio das equipes diretivas, “possibilitando uma aprendizagem cooperativa, desafiante, indo além dos limites da escola, abrangendo também os pais e a comunidade”.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]