Curso de Formação de Pregoeiros ministrado pela Prefeitura acontece até amanhã
Nos primeiros três dias do curso, os participantes ficaram por dentro da legislação e dos procedimentos teóricos relacionados a essa nova modalidade. Hoje e amanhã os futuros pregoeiros eletrônicos estarão aprendendo a parte técnica do curso. “Agora eles estão aprendendo como funciona na prática o pregão eletrônico e que ferramentas vão usar para negociar com os licitantes”, explicou James Matos, diretor-executivo da Confederação Nacional dos Municípios, órgão gerenciador do portal coletivo cidadecompras, onde estará cadastrado o pregão municipal.
De acordo com o instrutor da ESAF, esse novo sistema de licitação traz inúmeras vantagens. “A compra municipal on-line vai trazer mais transparência, já que será uma ferramenta gerencial de fácil acesso tanto para os órgãos de controle do governo como para a sociedade”, afirmou Barreto. Para ele, a implementação do pregão eletrônico também trará agilidade para os próprios fornecedores, que poderão acompanhar todas os pedidos e cotar preços de maneira automática, com ganho de tempo e redução esperada de preços e estoques.
REDUÇÃO DE CUSTOS
Com a modernização das compras públicas, a prefeitura intensificou o treinamento dos servidores envolvidos no processo, com a aquisição de livros e periódicos sobre o assunto e a realização de cursos na área. O Curso de Formação de Pregoeiros é o terceiro promovido este ano. Em abril, a Semad organizou o curso Licitações e Contratos, que teve como facilitador o professor Jorge Ulisses Jacoby Fernandes, especialista em Direito Administrativo e atual Conselheiro do Tribunal de Contas do Distrito Federal. Jacoby também ministrou o curso Pregão Eletrônico e Sistema de Registro de Preços nos dias 31 de outubro e 1º de novembro.
“Todo esse empenho por parte da prefeitura de Aracaju é justificado pelos resultados que essas mudanças trarão à atual gestão. No caso do sistema de compras eletrônicas, algumas prefeituras já divulgam uma economia de mais de 30%”, explica o secretário de Administração, José de Oliveira Júnior. Segundo o diretor-executivo da Confederação Nacional dos Municípios, James Matos, a redução de custos operacionais é mesmo o ponto alto do pregão eletrônico. “Funcionará como um leilão reverso. O pregoeiro negocia com os licitantes de uma forma que existirão lances, durante a abertura de propostas, para abaixar os preços das compras”, esclareceu Matos.[/vc_column_text][/vc_column]
[vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Curso de Formação de Pregoeiros ministrado pela Prefeitura acontece até amanhã – Fotos: Abmael Eduardo AAN Agência Aracaju de Notícias