[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O projeto da Prefeitura de Aracaju que homenageia o mestre das artes plásticas Florival Santos, com o curso de desenho, pintura e figura humana, contribui cada vez mais para o aperfeiçoamento, conhecimento e desenvolvimento do potencial daqueles que iniciam ou até mesmo possuem experiência nesse campo. Ministrado pelo artista plástico Elias Santos, na Galeria de Arte Álvaro Santos, o curso teve início no dia 6 de março e será finalizado em 28 de maio.

Patrocinado pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Funcaju), o projeto tem como intuito difundir as artes plásticas valorizando e estimulando a criatividade dos alunos. Dividido em dois módulos (segundas e sextas-feiras figura humana e sábados desenho e pintura), o curso se torna mais organizado mostrando de forma mais clara para os alunos as especificidades de cada tipo de trabalho.

“Na figura humana o objetivo é que o aluno tenha o conhecimento específico de semelhança física, proporções, conhecimento anatômico e o desenho de retrato. Em desenho e pintura o foco está no aluno aprender o conhecimento específico das cores, como elas se misturam e se harmonizam, desenvolver a coordenação motora através de exercícios com linhas feitas a pincel, compreender a noção de espaço, conhecer as composições simétrica e assimétrica desenvolvendo assim a criatividade”, informa o professor e artista plástico Elias Santos.

O curso é oferecido duas vezes por ano e há sete faz parte da programação da Galeria, fornecendo oportunidades a comunidade e até mesmo a outros artistas. No começo e final de cada ano, exposições são montadas a fim de prestigiar, valorizar e estimular as produções dos alunos, tentando também manter viva a memória do grande mestre Florival Santos, irmão de Álvaro Santos.

“As exposições repassam ao público a importância desse curso que atende mais de 120 pessoas por ano. É muito importante essa iniciativa da Prefeitura, pois a competitividade está muito grande e ter uma especialização em alguma coisa é formidável. É bom exercer uma atividade como desenhar ou pintar. As pessoas acabam descobrindo sua própria criatividade. A Prefeitura está presenteando a todos e todos devem aproveitar”, diz Elias.

Contentamento

Os alunos que fazem parte do curso garantem que essa é uma oportunidade única. Para a aposentada Edilde Gomes da Silva, participar das aulas está sendo maravilhoso. “Passei todo o tempo da minha vida trabalhando, nunca tive tempo suficiente para nada, porém sempre apreciei as artes. Então procurei um curso e um professor gabaritado, encontrei o da Prefeitura que teve a felicidade de chamar Elias Santos que é um grande artista plástico. Já participei de exposições aqui na Galeria Álvaro Santos, no mirante da 13 de Julho, de exposições coletivas e agora estou buscando me aperfeiçoar em desenhos da figura humana”, destaca.

Já para Lunalva Aragão, aposentada, sua vida agora tem um novo rumo. “Para mim essa foi uma oportunidade muito grande. Por um acaso minha filha passou pela frente da galeria e viu uma faixa que divulgava o curso, chegando em casa ela me avisou, isso já faz dois anos e até hoje estou aqui. Essa chance foi uma abertura para a minha vida. Às vezes as pessoas estão sem rumo e um curso como esse preenche, é um novo começo, uma vida nova, principalmente para mim que já estou com 56 anos, mas hoje tenho um novo horizonte. A prefeitura ter chamado Elias, foi uma bênção, realmente só tenho a agradecer”, declara.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.