Curso de corte e costura transforma a vida de ex-catadoras de lixo do bairro Santa Maria
O curso está sendo realizado três vezes por semana, das 14 às 17 horas, na Unidade de Qualificação Profissional (UQP), situada na rua B-7, nº 46, bairro Santa Maria. Durante dois meses de treinamento, todas as mulheres ex-catadoras de lixo já aprenderam a confeccionar blusas, calças, bermudas e vestidos. O curso tem duração de três meses totalizando 120 horas/aula.
Na reta final, as treinandas estão confeccionado vários tipos de peças, de acordo com o desejo de cada uma. “Todas elas já sabem cortar e costurar. Agora é só praticar o máximo possível para um maior aprendizado”, comentou a instrutora Maria Lurdes Bezerra.
Para a ex-catadora de lixo, Glória Maria dos Santos, 38, que estava desempregada há mais de quatro meses, esse curso veio no momento certo. “Estava o dia todo em casa sem ter o que fazer. Quando soube que a Prefeitura estava oferecendo um treinamento gratuito na área de corte e costura, fui uma das primeiras a me inscrever. Espero ainda este ano começar a trabalhar como costureira e melhorar minha renda”, contou emocionada.
Com perspectiva de implantação de uma cooperativa de trabalho, a Fundat disponibilizou todos os tecidos e máquinas de costura para que fossem ministradas as aulas. De acordo com Maria Bezerra, a turma está se dedicando para valer. “Vejo em todas as alunas uma vontade enorme de aprender. Existem algumas que até querem ficar nas aulas até mais tarde confeccionando roupas”, frisou.
Criança Cidadã
A Prefeitura de Aracaju retirou alguns moradores que com seus filhos passavam dificuldades no lixão do Santa Maria e os levou para participar do projeto Criança Cidadã. Cada criança recebe R$ 90,00 e aprende a fazer artes, se divertindo durante o dia. Os pais que antes catavam lixo, agora estão recebendo treinamentos em diversas áreas, visando ingressar no mercado de trabalho. Todos recebem aulas de relações humanas, com o objetivo de melhorar a comunicação e elevar a auto-estima dos participantes.
Para a também ex-catadora de lixo, Helena Maria, 40, que convivia com seu filho no lixão esse projeto da Prefeitura é uma grande oportunidade para toda sua família. “Pela manhã a topic pega meu filho e o leva para o projeto. À tarde ele vai a escola e eu vou para meu curso. Nossa vida mudou para melhor”. Em relação aos treinamentos Helena conta que não sabia sequer pegar em uma linha. “Hoje já sei cortar e costurar. Pretendo ganhar dinheiro confeccionando roupas, para não ter que catar mais lixo”.
A entrega dos certificados está prevista para o dia 5 de dezembro com uma exposição de todo material confeccionado pelas alunas.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Curso de corte e costura transforma a vida de excatadoras de lixo do bairro Santa Maria – Fotos: Abmael Eduardo AAN Clique na foto e amplie