Curso de Cinematografia Digital capacita produtores sergipanos
Desde a segunda-feira, 9, acontece em Aracaju o curso de Cinematografia Eletrônica Digital Avançada, uma realização do Centro Audiovisual Norte Nordeste (Canne), em parceria com a Secretaria da Cultura (Secult), Sebrae e Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira (NPD).
A Secult desenvolve esta parceria com o Canne desde 2008, e vem buscando cada vez mais trazer cursos e oficinas como esta, de conhecimentos específicos para cada área. Segundo o secretário adjunto da Cultura, Marcelo Rangel, que visitou a oficina na tarde desta quinta-feira, 12, uma das maiores preocupações da Secult é capacitar os agente culturais sergipanos.
A secretaria se preocupou ainda em recolher os contatos de todos os inscritos no curso, visando manter um contato maior com esses agentes e saber quais são as necessidades e demandas do audiovisual sergipano. O secretário adjunto contou ainda que essas demandas serão encaminhadas ao MinC, para que o segmento do audiovisual seja fortalecido cada vez mais.
“Nós queremos levar as demandas do segmento audiovisual em Sergipe para o MinC para fortalecer essa área, porque é preciso que as pessoas saibam usar as ferramentas que a sua linguagem tem. Então, o que queremos é cada vez mais, trazer cursos como esse, para preparar nossos profissionais, afinal, muitos destes que estão aqui já são profissionais e se envolvem com a produção artística do estado”, explicou Rangel.
Capacitação dos Produtores Sergipanos
Everlane Moraes, produtora de curtas, frisa a importância de cursos como este acontecer em Sergipe. Segundo ela, o segmento estava precisando muito de um curso assim, que tratasse de uma área específica do cinema.
“Além disso, para mim enquanto agente cultural, acho importantíssimo cursos como este do Canne, primeiro por serem excelentes, e que através de parcerias como a da Secult, se tornaram acessíveis a nós”, comentou Everlane.
A produtora explica que um ponto forte do curso de Cinematografia, é o ministrante, visto que os cursos do Canne são sempre ministrados por pessoas que tem experiências de décadas na área. “Estar com Ebert é uma experiência ímpar. A estrutura que foi disponibilizada a nós, é maravilhosa. Então esse incentivo à produção cultural de qualidade em Sergipe é maravilhoso. A secretaria está de parabéns”, parabenizou a moça.
Ministrante
Carlos Ebert, da Associação Brasileira de Cinematografia (ABC), é diretor de fotografia de cinema, televisão e publicidade, e desde 1970 vem se dedicando ao ensino da fotografia para o cinema.
Ebert comentou que pontes como esta, estabelecida entre a Secult e o Canne, são fundamentais para a disseminação do conhecimento da área para esses produtores. Segundo ele, o trabalho dos parceiros é imprescindível para que tudo dê certo na realização dos cursos.
“Quando a gente chega e está tudo pronto, é maravilhoso. O curso foi tão bem sucedido que em pouco tempo nós tivemos as vagas todas preenchidas, tanto que quando um aluno faltou um dia, nós imediatamente tivemos a procura de outro inscrito para o preenchimento da vaga. A secretaria está de parabéns por incentivar capacitações como esta”, finalizou Ebert.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Curso de Cinematografia Digital capacita produtores sergipanos – Fotos: Fabiana Costa/ Secult