[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) e o Programa Nacional de Capacitação de Gestores Ambientais Rurais adquiriram a adesão de 100% dos municípios através da 3ª Edição do Programa Nacional de Gestores Ambientais (PNC Rural-Sergipe), que teve início no último dia 02 de abril. O PNC tem como objetivo desenvolver e aprimorar competências de técnicos e gestores ambientais do Estado e Municípios para promoverem a regularização ambiental das propriedades rurais em suas regiões harmonizando as necessidades dos produtores rurais à preservação dos recursos naturais.

Segundo a superintendente de Educação Ambiental da Semarh, Fátima Maynard, o PNC rural conta com a participação de 169 alunos em toda rede municipal, com alguns órgãos estaduais inseridos como a Defesa Civil, Semarh, Adema, Ibama, Emdagro e Sedetec, além da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Sergipe (Fetase).

Ela destaca que durante a primeira etapa do curso, realizada no dia 02 de abril, houve uma semana de ambientação em que os alunos tiveram a oportunidade de interagir com a Plataforma Moodle. “Essa plataforma é um software gratuito que possibilita que sejam realizados cursos à distância, por ser uma ferramenta de fácil acesso via internet. Os alunos têm a possibilidade de interagir com seus colegas postando comentários, respondendo os questionários e interagindo nos fóruns temáticos a respeito dos temas abordados”, diz a superintendente.

Fátima Maynard informa ainda que hoje o PNC Rural conta com três turmas, tendo como tutores os engenheiros florestais da Semarh Elísio Marinho e Carlos Miranda, a bióloga da Adema Valdelice Leite. Tem na  coordenação de turmas Larissa Mury de Barros e Tânia Ribeiro dos Santos, que são da Superintendência de Educação e Qualidade Ambiental da Semarh (SQS).

Já o enfoque do PNC Rural traz uma abordagem dos conceitos básicos e instrumentais de cartografia e georreferenciamento; base legal; Cadastro Ambiental Rural (CAR); técnicas de recuperação e recomposição de reservas legais e áreas de proteção ambiental; conservação de recursos hídricos e o Programa Mais Ambiente. O curso é uma iniciativa do Departamento de Coordenação do Sisnama (DSIS/Secex), do Ministério do Meio Ambiente. 

Além de Sergipe, mais dez estados participam do curso: Acre, Bahia, Espirito Santo, Goias, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Roraima, Rondonia e Santa Catarina. Ele terá continuidade até o dia 29 de junho de 2012.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.