Curso de bolos e tortas abre oportunidade para geração de renda em Socorro
As aulas práticas do curso de bolos e tortas iniciado no começo do mês e promovido pelo Programa Sergipano de Qualificação Profissional Novos Rumos, estão chegando ao fim no Espaço Novos Rumos no conjunto João Alves, em Nossa Senhora do Socorro. Em um período de 10 dias, 22 alunas matriculadas na turma receberam qualificação profissional por meio de convênio firmado pela Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides) com o Senac.
O assessor técnico do Departamento de Renda e Cidadania (DRC) e coordenador estadual do Novos Rumos, Melquíades Freitas, destacou o que a Seides planeja para as alunas após o término do curso. “Estamos esquematizando trazer o curso de salgados para coquetéis para qualificar ainda mais o currículo das alunas. Os cursos são retornos que o Governo oferece pelo pagamento de impostos da população. E essa é uma turma muito determinada e disciplinada, o investimento irá valer muito a pena”, ressaltou.
O curso tem carga horária total de 39 horas e é realizado todos os dias, das 13h às 17h. Segundo a professora, Rosana Santos Santana, que ministra as aulas desde a teoria, a parte prática se compõe pelo preparo de duas a três receitas ao dia. “Nós já temos no cronograma todas as receitas que vamos ensinar a fazer, mas eu também gosto de preparar outras que são solicitadas pelas próprias alunas”, disse.
A metodologia de ensino utilizada pela professora segue passo a passo explicando para as alunas quando e como usar os ingredientes para cada receita, além de dar dicas de higienização, armazenamento, pré-preparo e preparo dos alimentos. “A gente instrui as alunas também quanto à vestimenta. Sempre com calças, sem decotes e sapatos adequados. Essas roupas evitam, por exemplo, uma ocasional queimadura”, disse.
Uma das alunas, Simone de Jesus, diz que já trabalha na área vendendo alguns doces na porta de sua casa, mas pretende investir em um negócio maior depois que tiver o diploma em mãos. “O meu sonho era aprender a fazer cupcackes, e pude realizá-lo durante o curso. Eu aproveito, inclusive, muitas dessas receitas que aprendo aqui para praticar em casa, e se der certo, vender”, conta.
Conforme a aluna, Nadja Santos, o curso serviu de terapia para sua mãe e também aluna, Maria de Creuza Santos, que se libertou de um começo de depressão graças às aulas do curso. “Eu mesma inscrevi minha mãe no curso, sabia que seria bom para ela. As meninas aqui são extrovertidas e isso acaba sendo uma distração para ela. Agora, ela se livrou, definitivamente, de todas as angústias”, revela.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Curso de bolos e tortas abre oportunidade para geração de renda em Socorro – O coordenador estadual novos rumos Melquiades Freitas