Curso de bijuterias estimula a criatividade de adolescentes
O curso tem a participação de 14 adolescentes e terá duração de um mês e meio. As aulas acontecem de segunda a sexta, das 19 às 21 horas. De segunda a quarta acontecem as aulas práticas ministradas pela instrutora Vera Souza, e nas quintas e sextas acontecem as aulas teóricas, com a orientação das estagiárias de Serviço Social.
“Professora, cadê o meu pratinho?” Esta é a pergunta que as adolescentes do projeto social de bijuterias, fazem a professora assim que chegam à aula. O pratinho é uma das ferramentas utilizadas por elas para a confecção das bijuterias como brincos, pulseiras, colares, além de enfeites para roupas.
O curso de bijuterias faz parte do projeto de Reconstrução de Habitações Subnormais da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, no qual casas com risco de desabamento estão sendo reconstruídas. A idéia do curso surgiu no ano de 2000 e a partir de 2001 começou a ser executado em alguns bairros da periferia de Aracaju. Primeiro no bairro São Conrado, e agora está em fase inicial no Alto da Jaqueira.
“Moro no bairro Cidade Nova e venho todos os dias para as aulas. Quando disse a minha mãe que eu ia fazer o curso, ela me deu o maior apoio por que sabe que vai ser uma forma de eu ganhar dinheiro”, disse Marcela dos Santos, estudante de 15 anos. Ela entende que a criatividade e o bom gosto são fatores básicos para o seu desempenho no curso.
Segundo Vera Souza esse é um trabalho social, mas torna-se uma alternativa de renda familiar. O material utilizado é o que tem de melhor no mercado sendo a prefeitura responsável pela distribuição. A renda dos produtos será dividida entre elas alunas.
Segundo a coordenadora do projeto social do Programa Morar Melhor, Maria das Graças Oliveira, “o objetivo maior do projeto é mostrar as adolescentes à importância da vivência em grupo, enfocando a participação comunitária das adolescentes”.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Curso de bijuterias estimula a criatividade de adolescentes – Fotos: Wellington Barreto AAN Clique na foto e amplie