Curso capacita profissionais do Hospital Geral contra infecção hospitalar
“O simples gesto de lavar as mãos ajuda, e muito, na prevenção da infecção hospitalar”. A afirmação é da infectologista Iza Lobo, coordenadora do Curso Básico de Prevenção das Infecções Hospitalares, realizado nesta segunda-feira, 9, no auditório do Hospital Geral João Alves Filho (HGJAF).
De acordo com ela, a medida é fundamental, mas esquecida pela maioria das pessoas, inclusive pelos profissionais de saúde. “Quase todas as infecções são transmitidas através do contato das mãos com os germes que estão nos pacientes, superfícies, equipamentos e objetos. Daí a importância da higienização das mãos, responsável pelo bloqueio do agente infeccioso”, alerta a médica-infectologista.
Entre outros temas, o curso abordou a Transmissão de Infecção, Isolamentos, Prevenção de Infecções do trato urinário, pneumonias hospitalares, ferida cirúrgica e corrente sanguínea. Também foram discutidos assuntos como Diluição de Medicamentos, Esterilização e Desinfecção, Orientações de Coleta e Transporte de Materiais de Cultura, Higienização e Limpeza, Gerenciamento de Resíduos, Biossegurança e Programa de Manuseio de Acidentes.
Ações preventivas
O curso destacou outras medidas de prevenção de transmissão de agentes infecciosos dentro do hospital, que podem ser aplicadas através do uso de máscara, luva e equipamentos protetores por parte do profissional de saúde, além dos cuidados com os aparelhos médicos, limpeza do ambiente e aplicação de políticas administrativas apropriadas.
Para o segundo semestre, a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Geral está programando a continuação dos treinamentos com outros temas que envolvem a prevenção da infecção hospitalar, direcionado não apenas aos profissionais de saúde do HGJAF, mas também de outras unidades hospitalares.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]