[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Mais 62 servidores estarão se formando nesta segunda-feira, 6, no Curso Técnico de Formação para os Profissionais da Educação (Profuncionário), promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), em parceria com as prefeituras, Ministério da Educação e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). A cerimônia acontecerá no centro Educacional Gonçalo Prado, em Estância, a partir das 15h. 

Ter identidade funcional e criar um novo olhar para os servidores não-docentes das escolas estaduais e municipais de Sergipe são duas das principais metas do curso. As formaturas prosseguem até o dia 22 de dezembro. Na última sexta-feira, 3, a primeira turma do profuncionário a ser formada foi de 80 servidores, entre merendeiros, oficiais administrativos e vigilantes.  O evento aconteceu no Colégio Estadual Padre Leon, em Nossa Senhora da Glória, e reuniu familiares, diretores de escola e autoridades.

Os formandos chegaram ao local do evento seguindo os paraninfos, representados pelos tutores Derivaldo da Silva Barreto, Rejane Valéria Pereira Rito e José Roberto Freitas Ramos Cardoso. O diretor Regional de Educação (DRE 9), Laudisson Resende, representou o vice-governador e secretário de Estado da Educação, Belivaldo Chagas. O diretor da DRE 9 concedeu à formanda Adelânia Brito de Souza o grau de técnico em nível médio, em nome de todos os formandos.
 
Com discursos emotivos, os três oradores representantes das turmas falaram da importância de concluir o curso e, mais ainda, continuar com os estudos. “Quero trilhar um caminho de sucesso; por isso, continuaremos nos capacitando. Hoje nós servidores não docentes somos parte do todo chamado escola. Participamos, representamos, somos funcionários, o que antes nós não víamos desse modo nem éramos vistos assim”, disse Edeneuza Alves Gomes, oradora da turma de Secretaria Escolar.
 
Curso
 
Estão se formando 900 servidores de escolas das redes estadual e municipais de ensino. Durante um ano e sete meses de estudos, os funcionários participaram dos 16 módulos compreendidos entre noções pedagógicas, da área comum e específica em técnico em Alimentação Escola, Infraestrutura Escolar e Secretaria Escolar.

Foram instalados nove polos em escolas situadas nas sedes das Diretorias Regionais de Educação (DREs). Na capital, as turmas foram conjuntas com os servidores da Diretoria de Educação de Aracaju (DEA) e a DRE 8, que abrange os municípios da grande Aracaju. O Profuncionário é uma iniciativa do Governo Federal, e a implantação desse programa em Sergipe é realizada em parceria com o Ministério da Educação e Cultura (MEC), o Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET) de Pernambuco e a Undime.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.