Cursistas de Pacatuba participam do encontro final do Curso PNAE
Na manhã da última quinta-feira, 25, cursistas do Programa Formação pela Escola se reuniram no Telecentro da Secretaria Municipal de Educação de Pacatuba para participar do encontro presencial final do módulo PNAE. Tutorados pela professora Maria Izabel da Silva Santos, os cursistas rediscutiram sobre a concepção do Programa Nacional de Alimentação Escolar, sua finalidade, gestão e operacionalização, os objetivos e atribuições do Conselho de Alimentação Escolar e sobre as exigências e responsabilidades relacionadas à elaboração dos cardápios de alimentação escolar.
A coordenadora estadual, professora Márcia Ferreira Santiago Feitosa, explicitou ao grupo a importância de exercer o controle social, de modo a elevar a qualidade da gestão do PNAE, na busca da garantia da alimentação escolar de qualidade e em quantidade suficiente a todos os alunos.
A cursista Edeildes Neres dos Santos disse estar fazendo o seu 3º módulo no Formação pela Escola. “Hoje sei que qualquer cidadão, além do prefeito e do secretário de Educação, têm o direito e o dever de fiscalizar e ver se os alunos estão sendo bem atendidos”.
Na oportunidade, a tutora responsável dividiu o grupo com o propósito de orientar os cursistas acerca da atividade final do módulo. “Através do tira-dúvidas os cursistas puderam compreender que a inclusão pressupõe a oportunidade de acesso de todas as crianças e jovens à escola. Somente o acesso não é suficiente. É necessário garantir condições básicas para que essas crianças e jovens permaneçam na escola”, disse a tutora Maria Izabel da Silva Santos.
Ela acrescentou que o PNAE coloca-se como um dos programas fundamentais na contribuição do cumprimento do direito humano à alimentação adequada e, consequentemente, dessas condições básicas.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]