Cúpula da SSP detalha avanços durante audiência na AL
A cúpula da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) esteve na manhã desta quarta-feira, 12, na sala de comissão Deputado Guido Azevedo na Assembleia Legislativa de Sergipe para detalhar o planejamento e os avanços registrados no período de 2009 a 2012.
O secretário de segurança pública João Eloy de Menezes iniciou a apresentação destacando que apesar das dificuldades os objetivos traçados no início de sua gestão foram alcançados a contento.
“Os problemas de segurança pública são bastante perceptíveis como a questão da falta de efetivo que estamos vivenciando. Apesar das dificuldades, tivemos avanços significativos com relação a investimentos, prisões e apreensões de armas de fogo e drogas”, destacou Eloy.
O adjunto da segurança pública, João Batista Santos Júnior lembrou aos parlamentares e demais presentes que o Governo do Estado, a sociedade e as instituições confiam no trabalho desenvolvido pela SSP. “Trabalhamos para o povo sergipano e temos o dever de mostrar serviço e prestar contas”, salientou.
Batista fez um breve relato sobre os principais investimentos ao logo dos quatro anos da gestão João Eloy, destacando principalmente o processo de reestruturação dos prédios que abrigam as unidades policiais e do Corpo de Bombeiros bem como a aquisição de veículos, armamentos, munições e equipamentos de proteção individual.
Foi destacado a construção de 17 Centros Integrados de Segurança Pública (Cisps), unidades com novo conceito abrigando os efetivos das polícias Civil e Militar em um mesmo prédio; a reforma de 61 unidades policiais, a apreensão de 5.842 armas de fogo e 2.142 quilos de drogas (maconha, cocaína e crack), além da prisão de 1.839 traficantes e a transferência de 3.175 presos de delegacias para o sistema prisional, esse último dado relativo ao ano de 2012 e os demais referentes ao período de 2009 a 2012.
Outro detalhe que foi informado aos deputados estaduais diz respeito à criação de importantes unidades operacionais como o Grupamento Especial Tático de Motos (Getam) e o Grupamento de Ações Táticas do Interior (Gati) por parte da Polícia Militar, o Grupo Especial de Repressão e Busca (Gerb), ligado à Polícia Civil e o Grupamento Tático Aéreo (GTA) que é formado por integrantes das polícias Civil e Militar e do Corpo de Bombeiros.
A superintendente da Polícia Civil, Katarina Feitoza, afirmou que o planejamento com tópicos definidos a médio e longo prazo para o próximo quadriênio 2012 a 2016 já está definido e ressaltou a importância da realização de concurso público para a Polícia Civil.
Katarina detalhou, ainda, a importância da criação de unidades importantes como o Departamento de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAGV), a Delegacia de Defraudações e Combate à Pirataria, a Divisão de Combate a Roubos e Furtos de Veículos (DRFV), do Departamento de Crimes Contra a Ordem Tributária e Administração Pública (Deotap) e a Delegacia Especial de Repressão a Crimes Cibernéticos (Drcc).
“Neste governo foram criadas unidades importantes que vêm dando sua contribuição no combate à criminalidade. Nosso planejamento já está montado para que nos próximos anos a Polícia Civil busque ainda mais o nível de excelência”, comentou Katarina.
O comandante da Polícia Militar, coronel Maurício Iunes, elencou uma série de investimentos do Governo do Estado que vem mudando a realidade da Polícia Militar. Ele pediu para que os parlamentares tivessem um carinho especial com relação a legislação de fixação de efetivo.
“Entendemos que a promoção é algo importante para que a nossa tropa se mantenha estimulada no trabalho diário. Peço aos nossos deputados que tenham um carinho especial a essa legislação que será encaminhada para apreciação”, detalhou Iunes.
Seguindo a apresentação dos gestores da SSP o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Nailson Santos, detalhou os investimentos históricos do Governo do Estado no Corpo de Bombeiros de Sergipe.
Foram adquiridas novas viaturas de combate a incêndio e de busca e salvamento, além de botes, lanchas, Jet skis e uma viatura plataforma utilizada no combate a incêndio em edificações de grande porte que foi adquirida por mais de R$ 2 milhões.
Por fim alguns deputados comentaram a apresentação. A deputada Ana Lúcia, por exemplo, destacou o trabalho desenvolvido pela SSP, onde os gestores são bem alinhados. “Por conta disso os investimentos destacados hoje foram cumpridos pelo Governo Marcelo Déda que entrou para a história como o governo que mais investiu em segurança pública”, salientou Ana Lúcia.
Já a deputada Conceição Vieira ratificou a força de comando do secretário João Eloy. “Observamos que o trabalho das polícias e do Corpo de Bombeiros acontece de forma bastante integrada, isso comprova o poder de comando do secretário João Eloy”, destacou.
- Cúpula da SSP detalha avanços durante audiência na AL –