Cultura do Girassol será tema de curso para multiplicadores
Visando formar multiplicadores para a disseminação de técnicas de cultivo de culturas destinadas ao programa de biodíesel no Estado de Sergipe, acontece nesta quinta-feira, 21 e na sexta-feira, 22, o Curso de Formação de Multiplicadores para a Cultura do Girassol, tendo como locais, respectivamente, o auditório do Hotel Beira Mar e o auditório da Embrapa Tabuleiros Costeiros. A realização é da Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias (Embrapa), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, com patrocínio do Governo de Sergipe, Petrobras, Sebrae, SergipeTec, Banese e apoio da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, através da Emdagro.
Tendo como público alvo: extensionistas da Emdagro, técnicos da Embrapa, representantes de movimentos sociais e agentes financeiros, o curso foi priorizado em razão da cultua do girassol se constituir em uma importante opção para compor o programa de diversificação de cultivos. Some-se ao fato de que, para o agricultor familiar, a inclusão do girassol no seu sistema de produção é uma medida de grande importância, porque aumenta as suas expectativas de melhoria da renda da propriedade, reduz os riscos de produção, diversifica as alternativas para a alimentação humana e animal, além de ampliar as opções no processo de comercialização.
O curso dará enfoque, nesta quinta-feira, a temas como: "Girassol no Sistema de Produção de Agroenergia" , "Exigências Edafoclimáticas da Cultura do Girassol", "Caracterização de Riscos Agroclimáticos e Zoneamento para a Cultura do Girassol", "Implantação da Cultruia do Girassol", "Programa de P&D para a Cultura do Girassol no Nordeste", "Manejo da Fertilidade do Solo", "Manejo Integrado de Plantas Daninhas", "Manejo Integrado de Pragas e Doenças". Na sexta-feira, acontece a parte prática, no auditório da Embrapa, enfocando temas como: "Semeadura do Girassol ", "Colheita do Girassol", e "Regulagem de Semeadura-Adubadora".
Para o Secretário Paulo Viana, a cultura do girassol deve ser vista pelos agricultores familiares como mais uma alternativa para agregar valores, sem, contudo, substituir culturas alimentares e cultivos com mercado assegurado. "A agricultura deve ser vista sempre como negócio, direcionando o seu foco a mercados, pois a cadeia produtiva deve ser completa para garantir retorno dos investimentos, como também propiciar melhor qualidade de vida ao homem do campo", concluiu o secretário.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]