[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Modificar, construir, transformar, promover, revitalizar, têm sido os verbos mais conjugados e praticados pelo Sergipe Cidades, programa fruto da parceria entre o Governo do Estado e o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e que já faz parte da história do desenvolvimento social e econômico de Sergipe.
 
Implantado há pouco mais de dois anos, o programa é sinônimo de progresso nos 74 municípios do estado contemplados com as ações que ampliaram a diversidade econômica e a base produtiva, bem como a distribuição de renda nos oito territórios, através de obras estruturantes como pavimentação granítica, quadras de esporte, delegacias, praças, centros comunitários e centros empresariais integrados.
 
Situado na região Sul sergipana, próximo à divisa com o estado da Bahia, o município de Cristinápolis deu um salto na qualidade de vida dos moradores, ao receber do Sergipe Cidades um pacote de obras de pavimentação granítica.
 
A obra
 
Com investimentos perfazendo o valor de R$ 1.227.686,45, os serviços de pavimentação granítica foram executados em 22 ruas, sendo uma delas no centro, quatro no bairro Manoel Joaquim e 17 no bairro São Francisco – dois bairros importantes e populosos da cidade -, totalizando 37.473,71 m² de ruas com calçamento em paralelepípedo e implantação de meio-fio.
 
Moradora do bairro Manoel Joaquim há 25 anos, a dona de casa Marinalva Conceição, 56 anos, diz ser essa a principal obra que o lugar recebeu. “Os benefícios que os habitantes receberam foram demais da conta de bons. Só quem mora aqui sabe o suplício que era andar em dias de chuva”, relembra.
 
Residente no Povoado Colônia, o lavrador José Messias Santana Andrade, 34 anos, declara que a pavimentação em quatro ruas do bairro Manoel Joaquim beneficiou não apenas a comunidade local. “Essa rua serve de acesso para diversos povoados e, com o calçamento, vai melhorar a vida de todos que transitam por aqui, principalmente quem faz o uso de carroça como eu”, afirma.
 
Sua esposa, Maria Marluce Andrade Santos, reafirma as declarações do lavrador. “Foi uma benfeitoria que facilitou o acesso à cidade. Agora ficaremos livres da lama, da poeira, dos buracos e, principalmente, dos tombos. Nota dez para o Governo do Estado que trouxe essa maravilha para todos”, conta a dona de casa, de 34 anos.
 
Tranquilidade 
 
Para José dos Santos, 34 anos, entre todos os benefícios que a pavimentação trouxe, a tranquilidade foi o maior de todos. “Os moradores daqui já não mais suportavam a poeira, a lama e as consequências que esses transtornos nos causavam. Tenho dois filhos de 7 e 10 anos, e, em alguns meses do ano, levá-los à escola era insuportável devido à dificuldade de locomoção. Posso garantir que hoje estamos muito tranqüilos”,  assegura o citricultor.
 
De acordo com a engenheira da Sedurb e fiscal da obra, Lorena Grasielle de Oliveira, os benefícios que a pavimentação trouxe para os habitantes da cidade são reconhecidos desde o início. “A cada fiscalização da execução dos trabalhos, conversava com os moradores e constatava em suas declarações o quanto a obra era bem aceita. A qualidade de vida da população deu um salto muito grande, o que comprova a função social que o Programa Sergipe Cidades proporciona aos contemplados pelas suas ações”, assevera Lorena.
 
Segundo o secretário Estadual do Desenvolvimento Urbano, Antonio Sérgio Ferrari Vargas, o compromisso do Governador Marcelo Déda em proporcionar melhorias na qualidade de vida dos sergipanos se reforça com o passar do tempo. “Não há um só município no estado que não tenha recebido ou está para receber obras transformadoras realizadas pelo Sergipe Cidades. Além desse volume imenso em pavimentação granítica, o programa contemplou a população de Cristinápolis com uma moderna creche, uma quadra coberta e uma praça. Uma transformação nunca antes presenciada pelos cristinapolitanos”, ressaltou.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.