[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Crianças do bairro Cidade Nova participaram ontem, dia 14, da 23ª plenária do Orçamento Participativo Mirim. Realizada na Escola Municipal João Teles de Menezes, a reunião escolheu um novo candidato a prefeito mirim. A eleita foi Bruna Graziela Dias de Andrade, 11 anos, da 5ª série. Com seu projeto ela apresentou a oferta de uma oficina de cultura e artes.

Durante a reunião foram apresentados 19 projetos abordando variados problemas da comunidade. Todas as crianças reuniram-se numa sala à parte com a equipe do OP Mirim, sob o comando da coordenadora Simone Araújo e do adjunto Hernany Moura, com o apoio da Companhia de Arte Mafuá. Na abertura dos trabalhos foram distribuídas camisas e balas e desenvolvidas diversas brincadeiras.

Em seguida, foram apresentados os projetos por cada candidato a prefeito mirim. Eles usaram alguns minutos para defender suas propostas e, logo após, escolheram através do voto aquele que disputará a eleição com os demais candidatos a prefeito mirim no mês outubro.

Dentre os projetos apresentados pelas crianças ontem alguns refletiam os problemas que afligem a comunidade como segurança do bairro, drenagem e calçamento de ruas, a falta de uma praça para brincar, o lixo jogado nas ruas, a ausência de uma casa de e arte e cultura para as crianças e outros.

De acordo com a eleita Bruna, as crianças precisam de mais atividades quando saem da escola, principalmente nos bairros da periferia. “É preciso criar oficinas culturais para incentivá-las a conhecer nossa história”.

As reuniões do OP Mirim fazem parte do calendário das plenárias do Orçamento Participativo desenvolvido pela Secretaria de Extraordinária de Participação Popular (SEPP).

Balanço da semana

Dia 12 – No bairro Industrial as crianças reuniram-se para escolher o candidato do bairro a prefeito mirim na Escola Municipal Alcibíades Vilas Boas. O escolhido foi Wolace José Menezes dos Santos, 12 anos, aluno da 5ª série. A sugestão do candidato eleito foi a criação de um projeto de proteção ao meio ambiente, livrando-o da poluição do ar, do mar e do depósito de lixo nos terrenos baldios.

Alguns garotos foram a reunião para incluir entre as cinco demandas aprovadas para o bairro a construção de uma área de treinamento para vôlei de praia, na praça Amintas Jorge. Para Weles Nunes Gonzaga, 15 anos, 8ª série, a área é de extrema importância para a juventude local. “Estamos participando da plenária porque acreditamos conseguir esta obra. Queremos treinar e participar das competições”, afirmou.

“Esse ano participamos do circuito Banco do Brasil de vôlei de praia e ficamos numa boa colocação”, continuou Weles. A mesma opinião é compartilhada pelo jovem José Fagner Leite Cardoso, 16 anos, 8ª série. “Precisamos do espaço para treinar urgentemente, pois estamos nos ferindo constantemente e sendo contaminados com micose na areia suja”, salientou.

Dia 13 – Na plenária realizada com as comunidades dos bairros 18 do Forte e Palestina na Escola Municipal Sabino Ribeiro, dezenas de crianças estiveram reunidas em mais uma reunião do Orçamento Participativo Mirim. O eleito do bairro para concorrer a eleição de prefeito mirim foi Vinícius Santos Matos, 10 anos, aluno da 3ª série. O candidato tem como projeto melhorar a recreação nas escolas municipais de Aracaju.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.