Crianças e adolescentes do Projeto TIM ArtEducação se apresentam no Shopping Jardins
Participam do coral em torno de 40 crianças e adolescentes na faixa etária entre 7 e 17 anos, todos provenientes do Centro de Referência de Assistência Social (CRA’s) João de Oliveira Sobral, no Santos Dumont e do Carlos Fernandes de Melo, no bairro Lamarão. Durante três meses, os jovens tiveram duas horas de aulas, duas vezes por semana.
O Projeto Tim atende 360 jovens em Aracaju, divididos em 12 turmas de Oficinas Pedagógicas de Canto Coral e Flauta. Em seu terceiro ano de realização, a Tim é responsável pela infra-estrutura, fornecendo material pedagógico e instrutores, cabendo à PMA, a coordenação e orientação, além do espaço físico para os ensaios.
Segundo Iolanda Oliveira Santos, coordenadora de Proteção Básica da Semasc e articuladora do Projeto em Aracaju, o projeto é uma proposta de incentivar jovens e crianças, antes expostas à situações de risco e vulnerabilidade social, a aprenderem através da arte e da cultura a viver em sociedade e descobrir novos horizontes.
Para o instrutor de flauta, Marconi Matusalém, o projeto é uma experiência gratificante. “Eu aprendo com eles e vice-versa. Tudo é novidade, com o tempo percebi mudanças no comportamento deles. Hoje, são mais atentos, calmos, e fazem amigos com facilidade”, acrescenta.
“Sempre tive vontade de tocar flauta, a cantiga regional que mais gosto é Asa Branca, de Luiz Gonzaga. Também já estou me interessando por teatro”, disse Elissandra Silva Santos, 13 anos, e há um mês no Projeto Tim.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Crianças e adolescentes do Projeto TIM ArtEducação se apresentam no Shopping Jardins – Fotos: Silvio Rocha