[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Muito sol, alegria e animação. Foi assim o dia de ontem das crianças e adolescentes inseridos no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), executado em Aracaju pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc). A garotada participou de várias atividades recreativas no Projeto Verão, evento realizado pela Prefeitura de Aracaju por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esporte (Funcaju), na Praia de Atalaia.

Foram cerca de 240 crianças e adolescentes que puderam desfrutar, no período da manhã e da tarde, das atividades esportivas e culturais como queimado, pula corda, vôlei, futebol e da Oficina de Brinquedos com materiais reciclados.

Além das atividades, foi também um momento de encontro e de integração social entre as crianças e adolescentes atendidas em vários Centros de Referência da Assistência Social. Para a estagiária de Serviço Social Sheila Chalegre, essa iniciativa é de grande importância. “É uma forma de trabalhar com todos os perfis de crianças e adolescentes inseridos nos programas sociais. É uma integração entre eles e com outras crianças e adolescentes de outras unidades”, comenta. “Além disso, eles participam de atividades recreativas que também trabalham temas transversais como socialização e cidadania”, comenta.

A educadora social Ana Paula Fernandes também fala sobre importância dessa oportunidade dada às crianças e adolescentes. “É diferente para eles. É uma forma de integração social com lazer. Muitos tiveram a oportunidade de conhecer o evento e também a praia, que não conheciam”, afirma a educadora.

Brincadeiras
A garotada não ficou parada um segundo. Gabriela Alves dos Santos, 12, foi uma que aproveitou para brincar nas suas atividades preferidas. “Estou gostando muito e fazendo muitas amizades. Também estou adorando as brincadeiras de pula corda, vôlei e queimado”, diz Gabriela, uma das crianças que percebeu a mudança da sua vida depois de participar do Projeto. “Antes não tinha essa oportunidade de brincar como estou tendo agora porque eu trabalhava na feira com a minha avó e hoje não trabalho mais, só estudo e participo do Projeto onde aprendo várias coisas boas”, garante.

Milka da Silva Santos, 12, também não esconde sua alegria. “Estou adorando, tem muitas coisas legais. Aqui estou me divertindo e brincando muito. São atividades diferentes das que fizemos no Projeto. Lá aprendemos pinturas, artesanato e outras coisas que também são boas”. Milka faz parte do Projeto há seis meses e já sentiu também algumas mudanças. “Eu estou mais feliz. Agora estudo e vou ao Projeto. Antes eu tinha que trabalhar com minha avó vendendo desinfetante para ajudar a ela, e hoje não preciso mais”, diz Milka.

Anderson Santos Alves, 16, é outro adolescente que sabe a importância desse evento. “Esses eventos servem para ajudar o convívio com outras pessoas e nós fazemos aqui várias atividades diferentes e também é uma forma de puxar as crianças das ruas para o Projeto”, comenta. As crianças e adolescentes que participaram das atividades são atendidas pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) executados nos Centros de Referência da Assistência Social em diversos bairros da cidade.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.