[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Momentos de alegria e animação em comemoração ao dia 12 de Outubro, data dedicada ao Dia da Criança. Este foi o clima vivido por crianças e adolescentes inseridos no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), executado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) para dar cidadania a este segmento populacional vítima da exploração do trabalho infantil.

A festa reuniu 143 crianças e adolescentes, com faixa etária entre sete e 15 anos, além da comunidade do bairro Jabotiana, atendida no Centro de Referencia da Assistência Social Madre Tereza de Calcutá, localizado no Largo da Aparecida, naquele bairro, e alunos de uma escola privada, que prestaram solidariedade e também deram presentes às crianças do Peti.

A festa promovida pela Semasc visa a integração social e contou com a participação de 50 crianças alunas do Centro Educacional Novo Mundo. A tarde de lazer foi animada pela banda AfroPeti, formada por crianças e adolescentes atendidas pelo Peti da Semasc. Na programação, foram executadas músicas de vários ritmos musicais voltadas para valorização e preservação do folclore sergipana. A garotada foi contemplada com pipocas, frutas, doces e presentes.

As crianças que antes viviam submetidas ao trabalho infantil, tiveram a oportunidade de dançar, pular e brincar no espaço de eventos do Condomínio Eucalipto, que ficou irradiado pela alegria e felicidade dos participantes. A garotada não escondeu a felicidade. Danilo Fernandes Leite, 14, uma das crianças inseridas no Peti, comentou a importância de comemorar o Dia da Criança. “A festa está muito boa. É a primeira vez que participo de uma festa tão animada como essa”, contou. “Depois que entrei no Peti minha vida mudou para melhor”, observa. Ygor Leite Santos, 8 anos, também nunca participou de uma festa semelhante. “Sinto-me muito feliz por poder participar. Hoje aprendo muitas coisas boas no Peti”, frisa.

O sorriso de João Vitas Leite Santos, 10, representa o momento de emoção. “É uma festa muito boa, bonita. Estou muito alegre por participar. Depois que entrei no Peti minha vida está bem melhor. Aqui aprendo muitas coisas boas”, comenta. “Antes eu ficava na rua. Depois que entrei no Peti minha vida mudou para melhor. Hoje tenho oportunidade de comemorar esse dia tão bom com meus amigos do Peti. Estou achando a festa muito boa, vai deixar saudade”, comemora Jorge Ítalo Santos Carvalho, 13 anos, inserido no Peti.

Entusiasmado, Aislan Eugênio da Silva, 8, agradece à Semasc pela oportunidade. “É um prazer participar dessa linda festa feita para comemorar o Dia das Criança. Estou muito feliz por estar aqui me divertindo com meus amigos. Depois que entrei no Peti minha vida mudou para melhor. Aqui aprendo muitas coisas boas. Agradeço muito essa oportunidade”, observa.

A diretora do Centro de Referência Madre Tereza de Calcutá, Cinthya Silva dos Santos Costa, destaca a importância da festa. “Representa um momento de integração, de valorização das atividades lúdicas e recreativas, que realizamos com essas crianças. O momento enfatiza a importância de ser criança”, explica.

O Centro Educacional Novo Mundo levou um grupo formado por crianças entre quatro e dez anos para interagir com o público do Peti. “Trouxemos nossas crianças para representar o nosso ato solidário, a inter-relação com crianças de outros bairros e a integração com crianças de diferentes classes sociais. Elas estão aqui para presentear as crianças atendidas pelo Peti”, explica a diretora do Centro Educacional Novo Mundo, Cláudia Rejane da Silva Aragão.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.