[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Crianças e adolescentes atendidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) estão em fase de preparação para o II Fórum Municipal da Criança e do Adolescente, que acontecerá na próxima quinta-feira, dia 13, a partir das 8 horas, na Sociedade Semear. As crianças e adolescentes, atendidos em diversos Centros de Referência da Assistência Social distribuídos nos bairros de Aracaju, se reuniram hoje no Centro de Referência de Assistência à Criança, ao Adolescente e à Família Professor Gonçalo Rollemberg Leite, na Rua de Alagoas, e no Centro de Referência de Assistência Social Risoleta Neves, no Alto da Jaqueira, para elaborar os trabalhos que serão apresentados durante o Fórum.

Os educandos, antes de produzirem seus trabalhos, assistiram à peça teatral “ECA Comunicação”, desenvolvida pelos adolescentes egressos do Agente Jovem, que aborda temas relativos aos direitos da criança e do adolescente. Após a apresentação teatral, os educandos, acompanhados de educadores sociais, se dividiram em grupos e discutiram alguns temas como direitos e justiça, educação, preconceitos, violência sexual, exploração sexual e do trabalho infantil, entre outros relacionados às questões voltadas à criança e ao adolescente.

A partir das discussões, cada grupo, formado por dez adolescentes, começou a produzir e criar materiais como cartazes, paródias e dramatizações, que serão apresentados durante o II Fórum Municipal da Criança e do Adolescente promovido pela Semasc. O educador social Ricardo de Souza, que está orientando os educandos na produção dos trabalhos, acha de grande importância essa participação dos adolescentes no Fórum. “É uma oportunidade deles conhecerem esse instrumento jurídico, que é o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), para que eles passem a conhecer seus direitos estabelecidos no Estatuto”, observa. “E esse trabalho desenvolvido aqui hoje foca isso. A partir do momento que eles criam, eles vão estar adquirindo mais conhecimento”, observa.

Criatividade é o que falta nos grupos. “Vai ser bom trabalhar esse tema porque já foi bastante discutido em sala de aula e a gente só tem a aprimorar mais o nosso conhecimento”, observa Fabiana Menezes, 16, que faz parte do Programa Jovem Aprendiz. “Vamos fazer uma dramatização e cartazes que englobam o tema Família”, revela. Thairiny Santos Soares, 15, que faz parte do Agente Jovem, está achando fácil produzir o trabalho com o tema “Violência Sexual”. “É um tema muito polêmico que estamos vendo todos os dias nas manchetes dos jornais. Ou seja, a gente tem conhecimento e isso facilita”, comenta a adolescente.

Carla Vanessa, coordenadora do Projeto Criança Cidadã, destaca a importância dessa discussão com as crianças e adolescente. “Este é um mês importante já que se comemora 16 anos do ECA e, para nós que trabalhamos diariamente com essas crianças e adolescentes, esse é um trabalho que já vem sendo realizado diariamente pela Semasc, no processo de efetivação desses direitos. A gente, cada vez mais, quer a participação deles no processo de construção dessa política e, por isso, estamos fazendo com que eles usem sua criatividade”.

Participaram da elaboração desses trabalhos crianças e adolescentes atendidas pelo Projeto Criança Cidadã, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), Agente Jovem, Jovem Aprendiz e Projeto Viver Legal. Amanhã, dia 12, outros grupos formados por crianças e adolescentes se reunirão no Centro de Referência da Assistência Social Benjamim Alves de Carvalho, no bairro Coroa do Meio, e no Centro de Referência da Assistência Social Antônio Valença Rollember, no Conjunto Augusto Franco.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.