Crianças do Santa Maria recebem cuidados médicos durante Ação Integrada
Os dentistas que atuam nas unidades de saúde da região estiveram examinando cerca de 80 crianças com idade entre 0 e 6 anos. O objetivo do exame foi detectar a existência de cáries como também placas bacterianas. A partir da investigação, os profissionais da SMS podem instruir os pais a agendar uma consulta nas unidades de saúde.
De acordo com a coordenadora de saúde bucal da secretaria, Ana Márcia de Oliveira, a visita proporcionou um maior acompanhamento das crianças. “Geralmente as mães trabalham o dia todo. Os profissionais indo até as escolas propiciam a detecção do problema e, dessa forma, a solução rápida e eficaz”, disse.
Além dos exames, os dentistas também distribuíram escovas de dente e ensinaram a melhor forma de utilizar o fio dental. Foi realizada ainda uma apresentação de teatro de fantoches explicando a necessidade de uma alimentação adequada, evitando doces e priorizando frutas e verduras.
SAÚDE DA CRIANÇA
A coordenação de saúde da criança da SMS também esteve atuando na escola Santa Luzia medindo e pesando as crianças da comunidade. O intuito foi verificar o desenvolvimento físico, bem como as condições nutricionais. Além disso, está sendo investigada a situação vacinal propiciando, assim, a atualização daqueles que não tomaram todas as doses necessárias.
O coordenador do projeto, Byron Ramos, ressalta que este trabalho é apenas o começo. “O que estamos fazendo é apenas o ponto de partida para iniciarmos ações consistentes. Com isso, iremos garantir uma melhor qualidade de vida à população”, diz.
Até sábado, dia 25, a Secretaria Municipal de Saúde espera percorrer todas as creches, escolas e instituições não-governamentais do Santa Maria. A expectativa é examinar aproximadamente 200 crianças.[/vc_column_text][/vc_column]
[vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Crianças do Santa Maria recebem cuidados médicos durante Ação Integrada – Foto: Márcio Dantas Agência Aracaju de Notícias