[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Durante toda a manhã de hoje, 23, a coordenação de saúde bucal da SMS – Secretaria Municipal de Saúde – esteve desenvolvendo trabalhos no colégio Santa Luzia, no loteamento Recreio. A atividade faz parte do Projeto Cidade Viva – Plano de Ação Integrada, realizado pela Prefeitura Municipal de Aracaju, no bairro Santa Maria.
Os dentistas que atuam nas unidades de saúde da região estiveram examinando cerca de 80 crianças com idade entre 0 e 6 anos. O objetivo do exame foi detectar a existência de cáries como também placas bacterianas. A partir da investigação, os profissionais da SMS podem instruir os pais a agendar uma consulta nas unidades de saúde.
De acordo com a coordenadora de saúde bucal da secretaria, Ana Márcia de Oliveira, a visita proporcionou um maior acompanhamento das crianças. “Geralmente as mães trabalham o dia todo. Os profissionais indo até as escolas propiciam a detecção do problema e, dessa forma, a solução rápida e eficaz”, disse.
Além dos exames, os dentistas também distribuíram escovas de dente e ensinaram a melhor forma de utilizar o fio dental. Foi realizada ainda uma apresentação de teatro de fantoches explicando a necessidade de uma alimentação adequada, evitando doces e priorizando frutas e verduras.

SAÚDE DA CRIANÇA

A coordenação de saúde da criança da SMS também esteve atuando na escola Santa Luzia medindo e pesando as crianças da comunidade. O intuito foi verificar o desenvolvimento físico, bem como as condições nutricionais. Além disso, está sendo investigada a situação vacinal propiciando, assim, a atualização daqueles que não tomaram todas as doses necessárias.
O coordenador do projeto, Byron Ramos, ressalta que este trabalho é apenas o começo. “O que estamos fazendo é apenas o ponto de partida para iniciarmos ações consistentes. Com isso, iremos garantir uma melhor qualidade de vida à população”, diz.
Até sábado, dia 25, a Secretaria Municipal de Saúde espera percorrer todas as creches, escolas e instituições não-governamentais do Santa Maria. A expectativa é examinar aproximadamente 200 crianças.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.