Crianças do projeto Recriando Caminhos participam de comemoração junina
O Recriando Caminhos está acontecendo na EMEF Freitas Brandão, localizada no bairro Suissa,
para os alunos das Escolas de Ensino Fundamental Laonte Gama da Silva e Prof. Diomedes Santos, situadas no bairro Santa Maria.
O objetivo é ampliar a jornada escolar das crianças das escolas municipais. Para isso são desenvolvidas oficinas de reforço escolar e atividades de educação física, evitando o distanciamento dos estudantes dos processos pedagógicos.
A retomada do projeto
“Nós recomeçamos esse projeto agora e a nossa proposta é fazer realmente a diferença. As crianças já estão começando a participar mais das atividades e estão aprendendo mais. A parceria está realmente fazendo a diferença na vida delas e a nossa proposta é melhorar cada vez mais esse projeto”, informou a coordenadora do Projeto Recriando Caminhos e diretora da Missão Criança, Eliane Aquino.
Na opinião de Marleide Leite Lucena de Abreu, coordenadora administrativa do colégio Freitas Brandão, a escola está dando todo apoio ao projeto porque ele está trazendo muitos benefícios. “Os coordenadores estão adequando o comportamento dessas crianças. A gente nota que elas mudaram de comportamento, devido ao controle, ao limite, que os coordenadores desenvolveram nesse processo. Está sendo muito bom, pois está ocupando o espaço e animando mais a escola”, afirma.
As crianças do projeto têm todo o seu tempo é ocupado com movimento, lazer e música, o que atende ao eixo norteador da proposta pedagógica da Semed, que é trabalhar com a cultura da cidade. “A comemoração dos festejos juninos é o que a gente pode observar hoje, através dessas manifestações planejadas ou espontâneas, onde as crianças brincam o forró, o samba de coco, a quadrilha. Isso é o Projeto Recriando Caminhos do qual a Semed tem a honra de ser uma parceira”, acrescenta a diretora da Densi, Rosângela Cruz.
Além do programa recreativo e de reforço pedagógico, as crianças têm um acompanhamento psicológico que também auxilia os professores e coordenadores na condução do projeto. “Quando há algum problema que os professores não conseguem contornar, eles o passam para mim. Eu converso com a criança, chamo a família, porque a maioria dos problemas com a criança é de cunho familiar, e nós discutimos em que contesto a criança está inserida; quais os problemas domésticos que ela vem enfrentando e que vem refletindo aqui na escola”, disse a psicóloga do Projeto Recriando Caminhos, Aline Maciel. Esse acompanhamento também é feito com os professores, que passam constantemente por capacitações.[/vc_column_text][/vc_column]
[vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Crianças do projeto Recriando Caminhos participam de comemoração junina – Fotos: Wellington Barreto AAN