Crianças do projeto Recriando Caminhos apresentam números de canto e capoeira
Ansiosos para subir logo ao palco, os 40 meninos e meninas do coral formado desde o mês de maio no bairro Santa Maria apresentaram três músicas. “Eu já gostava muito de cantar antes mesmo de entrar para o grupo” afirmou David Alves, 10 anos.
Para Josuel Silva, 12 anos, a parte mais divertida é se apresentar em público. “Eu gosto de ensaiar, mas a melhor parte é quando a gente canta para muita gente ver”, disse. “Minha música preferida é O mundo pode ser melhor porque ela é alegre e tem uma mensagem bonita”, finalizou.
A garotada cantou acompanhada do violão e da guitarra dos professores Carlos Magno Júnior e José Anderson. “Por eles a gente cantava todas as músicas que já ensaiamos até hoje”, disse Carlos Magno, revelando o entusiasmo das crianças. Para ele, a arte tem o poder de modificar o comportamento. “É muito bonito ver a sensibilidade musical e emotiva aflorando neles. A cada dia eles diminuem a agressividade e ficam mais amorosos”, constatou.
As mudanças de atitude também são perceptíveis nas crianças que praticam capoeira. “A disciplina, o respeito e a integração social trazidos pelo esporte tornam a garotada mais carinhosa e responsável”, afirmou o instrutor de capoeira do projeto Recriando Caminhos, Marcelo Conde.
A jovem Ana Cássia Santos, 11 anos, faz parte do grupo de capoeira há oito meses e disse que adora jogar. “A capoeira não é uma luta, é um jogo. Eu gosto muito de bater os atabaques e de gingar”, falou.
José Everton Santos, 11 anos, também joga capoeira há oito meses e sabe da importância de praticar o esporte. “Eu gosto dos meus professores e colegas porque a gente se diverte e não fica na rua aprendendo a roubar e usando drogas”, enfatizou.
Recriando Caminhos
O projeto Recriando Caminhos atende atualmente um total de 501 crianças de Aracaju. Destas, 292 são alunas rede municipal de ensino. A partir do dia 20 deste mês, mais 360 crianças de escolas do município serão inclusas no projeto, que passará a atender cerca de 1000 crianças da capital.
A ampliação será possível graças a um convênio firmado entre a ONG Missão Criança Aracaju, responsável pelo projeto, e a Petrobras. O lançamento da parceria acontece na próxima quinta-feira, dia 16, às 15 horas, no clube da Petrobras.
Além da Prefeitura de Aracaju e da Petrobras, também são parceiros da iniciativa o Unicef e a Empresa Torre.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Crianças do projeto Recriando Caminhos apresentam números de canto e capoeira – Fotos: Márcio Dantas AAN Clique na foto e amplie