Crianças do Peti participam de manifestação folclórica no centro da cidade
Segundo Onildete Almeida, assistente social do Peti, as apresentações tiveram o objetivo principal de divulgar e resgatar a cultura popular nordestina. “É muito gratificante ver essas crianças se apresentando e podendo até mesmo relembrar às pessoas nossa cultura. Isso sem falar que é um meio de levantar a auto-estima delas”, ressaltou.
Ao todo participaram da manifestação 30 crianças assistidas pela jornada ampliada do Peti, dos bairros Jabotiana e Japãozinho. O grupo da Jabotiana encantou o público com vários ritmos em sua apresentação chamada Resgate Cultural, em que homenagearam o maculelê, o frevo e o forró. Já o grupo do Japãozinho mostrou todos os gingados da capoeira sob o comando do mestre Antônio Paulo.
Fazendo parte do projeto há três anos, Ruth Santos, 15 anos, foi destaque nas apresentações. “Acho muito legal poder participar dessa festa, onde todos nós vamos sair daqui sabendo muito mais sobre a nossa cultura e sobre o folclore”, disse a aluna.
De acordo com a dona de casa Sílvia Gomes, a manifestação a fez lembrar da sua infância. “Sem dúvida são de suma importância essas apresentações em que podemos resgatar a nossa cultura que anda perdida”, falou Sílvia Gomes.
Outras apresentações
Ainda hoje, a partir das 15 horas, mais 65 adolescentes do Peti irão participar das manifestações alusivas ao dia do folclore na praça Fauto Cardoso. Eles mostrarão o pisa pólvora e a taieira. Além disso, haverá também a apresentação do grupo de percussão do Projeto Criança Cidadã, mantido pela Semasc no Centro de Referência e Assistência Social à Criança e ao Adolescente.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Crianças do Peti participam de manifestação folclórica no centro da cidade – Foto: Abmael Eduardo AAN Clique na foto e amplie