Crianças descobrem a magia da literatura durante ‘Mês do Livro Infantil’
Desde a última segunda-feira, 4 de abril, centenas de crianças de Aracaju estão tendo a oportunidade de encantar-se com os livros e de descobrir o mundo das letras. Isso porque a Biblioteca Pública Infantil Aglaé Fontes deu a largada na programação do ‘Mês do Livro Infantil’, evento promovido pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult) que está despertando o prazer que os livros proporcionam em meninas e meninos das mais diversas camadas sociais.
A secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, explica que o ‘Mês do Livro Infantil’ tem o objetivo de estimular o hábito da leitura entre a garotada. “A partir do momento em que as crianças entram em contato com o universo dos livros, gibis, e demais obras, elas não só aprimoram as lições que aprendem na escola, mas também passam a entender melhor o mundo. Levar literatura ao público infantil é formar cidadãos mais conscientes de seu papel na sociedade”, declara.
A receptividade da população ao evento tem superado o sucesso da edição anterior, realizada no mesmo período do ano passado. A bióloga Elis Correia, de 23 anos, levou as irmãs Sofia, quatro anos, e Laura, de cinco, para passar a tarde na Biblioteca Infantil Epifânio Dória. Juntas, desbravaram o universo de Monteiro Lobato, Maurício de Souza, e outros autores do segmento infanto-juvenil, disponíveis no acervo da unidade.
“Soube do evento pela internet e fiquei muito empolgada, afinal, frequento bibliotecas desde a minha infância e bateu uma saudade desse ambiente. Trouxe minhas pequenas irmãs para que elas participassem da contação de histórias, e elas adoram. O mais legal é que as atividades são diversificadas, e o horário bem flexível, dá para muita gente aproveitar. É uma excelente iniciativa do poder público”, opina Elis.
Sucesso
O ‘Mês do Livro Infantil’ também é sucesso absoluto junto às escolas. A professora Elenildes de França, do Colégio Vitória, localizado no bairro Cidade Nova, levou uma turminha bem animada para conferir de perto o evento. “Os alunos estão adorando e nós, como educadores, achamos de fundamental importância esse contato deles com os livros fora dos muros da escola, para que eles tenham a noção de que o conhecimento não está limitado à sala de aula”, opina a professora.
As pequenas Lívia e Micaele, ambas de cinco anos, adoraram a aula ‘diferente’ que tiveram. Ouviram trechos da obra de Monteiro Lobato na sala de contação de histórias, desenharam a versão delas para a história que ouviram na atividade de pintura, e se esbaldaram na ‘gibiteca’, um simpático espaço dentro da Biblioteca Infantil com um grande acervo de gibis. “Eu já li dois e ainda quero levar mais pra casa”, disse a pequena Lívia.
Para Cláudia Stocker, diretora da Biblioteca Pública Infantil Aglaé Fontes, a participação maciça das escolas no ‘Mês do Livro Infantil’ mostram a força da literatura e, consequentemente, o sucesso do evento. “Por mais novinha que seja a criança, é importante o contato dela desde cedo com os livros. As escolas, assim como a sociedade em geral, entenderam o recado e estão lotando as atividades diárias do nosso evento”, fala.
O ‘Mês do Livro Infantil’ acontece até o dia 28 nas bibliotecas Aglaé Fontes e Epifânio Dória.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Crianças descobrem a magia da literatura durante ‘Mês do Livro Infantil’ – Fotos: Fabiana Costa/Secult