[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O galpão feito de taipa e lona do assentamento Zumbi dos Palmares, em Riachuelo, abrigou na tarde desta quinta-feira, 20, vários sorrisos. Um deles foi o do pequeno Luís Carlos da Costa, de 8 anos. Empolgado com a chegada do seu primeiro presente de Natal deste ano, ele não se conteve na hora de comemorar. "A minha bola é a mais bonitona", disse. Através de uma ação do Governo do Estado, coordenada pela primeira-dama, Eliane Aquino, Lucas e outras centenas de crianças de comunidades carentes do interior foram beneficiadas com a entrega de bolas, bonecas, bambolês, carrinhos, gibis, jogos, livros infantis e outras publicações.

A distribuição, que nesta quinta envolveu quatro municípios, Capela, Riachuelo, Laranjeiras e Santo Amaro, irá continuar nesta sexta-feira, 21, e sábado, 22. "Em primeiro lugar, a nossa intenção é tentar trazer alegria para essas crianças, que têm o mesmo direito de brincar que outras com melhores condições financeiras. Em segundo, representa a concretização de uma parceria feita com os empresários. Estamos fazendo valer o direito dessas crianças", explicou Eliane Aquino.

Os brinquedos distribuídos são fruto do leilão realizado no último dia 13 de dezembro pelo Governo do Estado. Foram leiloados nove itens, entre eles uma camisa da Seleção Brasileira de futebol autografada pelos jogadores. A arrecadação chegou a quase R$ 90 mil. Com as doações de secretários de Estado, o valor gasto na compra de brinquedos e publicações subiu para R$ 113 mil. Em média, estão sendo doados 800 brinquedos por localidade.

"São mais de 35 mil brinquedos", informou o secretário-adjunto de Estado da Cultura, Marcelo Rangel, que também faz parte da organização. "Escolhemos as comunidades por meio dos indicadores disponibilizados pela Secretaria de Estado da Saúde e pela Secretaria de Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social, que nos mostrou as comunidades e os povoados mais carentes", explicou.

O objetivo também é estimular, através da distribuição das publicações, a leitura e a valorização da educação. "Na medida em que o Governo definiu o atendimento exatamente essas crianças mais vulneráveis, ele consolida a criação de projetos que venham a contribuir para melhorar a vida dessas crianças", comentou a secretária de Estado de Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social, Ana Lúcia Menezes.

Itinerário

Na escolha das comunidade,s foram privilegiados acampamentos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST). "Essa ação prova de que não estamos sendo mais esquecidos como sempre fomos. É realmente o início de uma mudança", afirmou o coordenador político do acampamento Pão de Açúcar, em Capela, José Magno Ferreira de Andrade.

A visita começou pelo acampamento Olga Benário, em Santo Amaro, seguindo para o Pão de Açúcar, povoado Pirunga e Canta Galo, em Capela. Depois foram beneficiados os assentamentos Zumbi dos Palmares, em Riachuelo, e os povoados Bom Jesus e Mussuca, em Laranjeiras. "Nunca um Governo teve a coragem de entrar em um assentamento para realizar uma ação como essa. Agora estamos aqui para mostrar essa luta também é a nossa luta", afirmou a primeira-dama.

Nesta sexta-feira, a distribuição dos presentes será feita por três equipes que visitarão as comunidades mais carentes dos municípios de Monte Alegre, Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora de Lourdes, Porto da Folha, Canindé do São Francisco, Nossa Senhora Aparecida, Pinhão, Moita Bonita, Macambira, Itabaiana, Areia Branca, General Maynard, Santa Rosa de Lima, Japaratuba, Rosário do Catete e Divina Pastora.

No sábado, será a vez de Simão Dias, Poço Verde, Boquim, Umbaúba, Estância, São Cristóvão, Nossa Senhora do Socorro, Barra dos Coqueiros, Japoatã, Brejo Grande, Ilha das Flores, Propriá e Cedro de São João.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.