Crianças da Creche Irmã Graça recebem brinquedos arrecadados através do ‘Reutilize Alegria’
Um dia de alegria e de muita brincadeira para 110 crianças do Centro Social Santa Terezinha, conhecida como Creche Irmã Graça, no loteamento Coqueiral. É que na manhã desta terça-feira, 4, a Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), através do Projeto Reutilize Alegria, recolheu cerca de dois mil brinquedos doados por alunos do Colégio Atheneu Sergipense e imediatamente fez a distribuição de alguns deles para os meninos e meninas de até seis anos assistidos pela instituição filantrópica. Na creche, técnicos da Semarh e alunos do Atheneu foram recebidos com cânticos de boas vindas feitos pelas crianças de três a seis anos, que são assistidas pelo Centro Social Santa Terezinha.
Assim que recebeu os presentes, a garotada não quis outra coisa a não ser brincar e brincar muito com carrinhos, bolas, bonecas, bichos de pelúcias, velocípedes entre outros brinquedos que ganharam. Exemplo disso foi o pequeno Victor Gabriel Silva Santos, de apenas 6 anos, que estuda no Jardim III e não largou de maneira nenhuma o carro vermelho que ganhou. Eu achei o carro muito bonito e vou levar para casa com muito carinho”, disse.
Já as meninas Alícia Gomes, Sandryle Santos, Samara Santos e Ana Clara Dias, que estudam no Jardim II, abraçaram muito suas bonecas. Disseram que se sentiam muito felizes por receber os brinquedos.
Emocionada com as doações, a secretária Maria Luciene Santos, que trabalha na instituição há cerca de 10 anos, afirma que momentos como esse são gratificantes para a creche e, principalmente, para as crianças. “A emoção é muito grande, já que muitos pais não têm condições de dar uma lembrancinha para eles no dia das crianças. Para nós, vê essas crianças felizes é algo muito forte, afinal, elas são como se fossem nossos próprios filhos”, enfatiza.
A representante do secretário do Meio Ambiente Genival Nunes no momento da arrecadação dos brinquedos no Colégio Atheneu e da doação no Centro Social Santa Terezinha, a analista em Gestão Ambiental e Educação Ambiental da Superintendência de Qualidade Ambiental da Semarh, Fátima Maynard, explicou que o ‘Reutilize Alegria’ possibilita uma reflexão com mudanças de posturas frente à reutilização de brinquedos de uma criança por outra criança, tendo como destaque a valorização da concessão coletiva e o sentimento de solidariedade com as gerações presentes.
“A ideia do projeto permite o repensar de hábitos e atitudes para as práticas de consumo sustentável, aliando a solidariedade com a responsabilidade sócio-ambiental, proporcionado alegria tanto para quem doa e principalmente para quem está recebendo as doações”, enfatizou Fátima Maynard, destacando que até a data de hoje, já foram arrecadados cerca de seis mil brinquedos.
Recompensado com o esforço dos alunos em ter arrecadado tantos brinquedos na qual foi fruto de uma gincana, o diretor do Atheneu, Genaldo Freitas Limas, destacou que o Projeto Reutilize Alegria trouxe para os alunos uma nova visão de solidariedade para com o seu próximo. Além de incutir na cabeça dos adolescentes essa questão de partilhar, tem a questão da alegria que vai trazer às crianças, e isso é algo que nos deixa muito felizes.
O projeto
O Reutilize Alegria, que está em sua segunda edição, arrecadou cerca de seis mil brinquedos de diversos órgãos do Estado, instituições não governamentais e colégios. Eles serão distribuídos até o Dia das Crianças, comemorado em 12 de outubro, em 49 instituições do Estado como creches e orfanatos.
O projeto tem como enfoque os 5R’s ambientais: Repensar, Recusar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar.
Para o secretário do Meio Ambiente, Genival Nunes, o Reutilize Alegria não é apenas um projeto que lida com a arrecadação de brinquedos, mas um gesto de amor. “Não tem coisa mais linda do que ver um sorriso no rosto de uma criança. Esse projeto para mim, como militante do Meio Ambiente há anos, é fantástico. A ação permite que realizemos dois grandes e relevantes cenários. O primeiro, de contribuir para a diminuição da geração do lixo, minimizando, assim, danos ambientais; e o outro, que para mim é o mais fascinante, o de podermos passar e transferir a alegria de uma criança para outra criança pela reutilização do mesmo brinquedo. Estamos reciclando alegria”, comemora o secretário.
- Crianças da Creche Irmã Graça recebem brinquedos arrecadados através do ‘Reutilize Alegria’ – Fotos: Ascom/Semarh