[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Para as 400 crianças e adolescentes atendidos pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) e Criança Cidadã, mantidos pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, a manhã de hoje, dia 11, foi marcada por sentimentos como emoção e alegria. Pela primeira vez esses meninos e meninas tiveram a oportunidade de ir ao cinema.
O prefeito de Aracaju, Marcelo Déda, e a secretária de Assistência Social e Cidadania, Conceição Vieira, participaram desse dia inesquecível na vida das crianças beneficiadas pelos programas de assistência social. Iniciativa foi uma parceria da administração municipal com a revista Sergipe Mais e o shopping Riomar.
“A lógica de todas as ações da administração municipal é criar condições para que todos, especialmente as crianças, tenham oportunidade de exercer plenamente a cidadania”, disse o prefeito.
Marcelo Déda destacou a importância dessa ação integrada. “Essa parceria permite às crianças freqüentar um shopping e ir ao um cinema como qualquer criança de sua idade e demonstra ainda a responsabilidade social dessas empresas. Assim, a cidade abre os braços para as crianças”, finaliza.
Para Conceição Vieira, a possibilidade de acesso das crianças a essa forma de diversão atua no sentido de elevar a auto-estima. “Com essa atividade os meninos dos bairros populares têm acesso à cidadania a partir do lazer. A inclusão não leva em conta apenas ter mais recurso financeiro, mas também a possibilidade de acesso à cultura. Essa oportunidade engrandece a vida deles e é um momento feliz para comemorar o dia das crianças”, destaca.
Bem acomodadas em suas poltronas, às crianças aguardavam com expectativa o início da sessão de cinema. Duas salas do Moviecom foram reservadas para que os jovens assistissem ao filme “Procurando Nemo”. Para completar o clima de expectativa e ansiedade, foi realizado um sorteio de duas bolsas de estudo, no período de seis meses, para o curso de informática básica.
Os ganhadores do benefício foram: Jadson Correia dos Santos, 8 anos, morador do Jardim Esperança, e Franklin Nero dos Santos Oliveira, 13, do conjunto Veneza, ambos integram o Peti. “Nunca mexi em computador antes. Gostei muito de ter sido sorteado, pois vou aprender um monte de coisas no curso”, falou Jadson.

Emoção

Com o olhar atento de quem não quer perder um só detalhe do filme, Evanilson Santos revela a surpreendente descoberta. “Fiquei surpreso. Não pensava que era um telão tão grande desse jeito”, diz, impressionado com a grata surpresa.
“Foi a primeira vez que estive no cinema. Foi emocionante, gostei muito”, diz Gicelma Nascimento, 13, atendida pelo Peti, no bairro Aloque. “A parte do filme que mais gostei foi quando o filho, Nemo, encontrou o pai”, revela, entusiasmada Mileide Santos, 11. “É muito bom e divertido, quero vir outras vezes”, expressa Tiago Santos, 14, do Peti na Jabotiana.
Encerrada a sessão, enquanto se direcionavam para a entrada do cinema, onde receberam um lanche, os pequenos revelavam satisfação em cada comentário emitido.
Para Alexandre Wendell, diretor da Revista Sergipe Mais, parceira da Prefeitura de Aracaju na iniciativa, essa ação em benefício de crianças e adolescentes carentes contribui para semear sonhos. “Se levarmos para essas crianças as mesmas oportunidades que os mais favorecidos têm, elas podem se tornar cidadãos com sonho de consumo e despertar o sonho
de um mundo melhor”, concluiu.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.