Crianças atendidas no Huse participam da Semana do Brincar
Reunidos na brinquedoteca do Centro de Oncologia do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), meninos e meninas foram surpreendidos com uma série de atrativos lúdicos, promovidos pela rede Aliança pela Infância, que realiza até o próximo domingo, 27, a Semana do Brincar. O evento tem como objetivo utilizar brinquedos e brincadeiras de forma a sensibilizar a sociedade para a importância de uma infância digna e saudável, como sendo requisito fundamental para a inclusão social através do pleno desenvolvimento do ser humano.
Motivados pela arte-terapeuta Fátima Basto, as crianças utilizaram todos os recursos disponíveis na brinquedoteca, desde os carrinhos mais simples aos jogos contidos nos computadores do espaço. “Pretendemos resgatar a alegria dessas crianças, já que grande parte delas está em tratamento ou a espera de algum familiar que esteja. Embora não nos caiba realizar quaisquer avaliações terapêuticas, concluímos que os resultados positivos existem, a começar pela simples substituição das lágrimas pelos sorrisos”, garantiu a profissional.
As atividades lideradas por Fátima Basto na Semana do Brincar acontecem em parceria com a U.T.Riso, projeto que coordena há quase 14 anos, junto às crianças atendidas no Centro de Oncologia do Huse e na Unidade Pediátrica Dr. José Machado de Souza, que funciona em anexo ao complexo hospitalar.
“A parceria favorece o bem estar dos meninos e meninas, que enquanto permanecem felizes, têm suas conexões cerebrais dinamizadas com mais intensidade, segundo teoria comprovada pela neurociência”, explicou a pediatra e antroposófica Cláudia Ribeiro, reconhecendo também o desempenho da U.T. Riso, cujos colaboradores comparecem ao Huse uma vez por semana.
Além de brincadeiras promovidas em unidades de saúde, a ‘Semana do Brincar’ ainda proporciona às famílias eventos culturais em espaços públicos, a exemplo de praças, escolas e instituições que tratam da saúde física e mental das crianças. Iniciada no último dia 20, a ação tem mobilizado 15 voluntários da Aliança pela Infância/Núcleo Aracaju, equipe também composta por pedagogos e médico.
“Há um ano minha filha usufrui de atividades lúdicas no Centro de Oncologia do Huse, local que permaneceu em tratamento após a descoberta de um linfoma. Comprovadamente, a recreação é um recurso que auxilia no tratamento médico, pois torna as crianças mais aptas a enfrentar as principais problemáticas da doença, principalmente quando contam com o apoio dos pais no exercício das atividades”, ressaltou a professora Maria Lúcia de Oliveira, 40, mãe de Lara Susana de Oliveira, 10.
Aliança pela Infância
A rede surgiu no final da década de 90, na Inglaterra e nos Estados Unidos. Possui representação em diversos países da Europa, Ásia, África e das Américas. Sua maior preocupação tem sido apontar caminhos para a solução dos mais diversos problemas que afligem a infância na atualidade.
Suas atividades foram iniciadas no Brasil em 2001, concretizando ações e projetos que se destinam a pais, educadores, médicos, nutricionistas, cuidadores e a todos que se relacionam, direta ou indiretamente, com crianças, demonstrando interesse pelo seu desenvolvimento.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Crianças atendidas no Huse participam da Semana do Brincar – Fotos: Bruno César/FHS