Criador do Forró Caju, deputado Jackson Barreto afirma estar realizado com o sucesso da festa
Iniciado na praça Fausto Cardoso – no centro comercial da cidade – o Forró Caju, que já começou grande com os shows de Elba Ramalho e Marinês, tomou dimensões de megaevento a partir de 2001, na gestão do ex-prefeito Marcelo Déda e do então vice-prefeito Edvaldo Nogueira. Na entrevista que segue, Jackson Barreto fala sobre como tudo começou e sobre o desenvolvimento do Forró Caju, um dos maiores eventos juninos do país.
AGÊNCIA ARACAJU DE NOTÍCIAS – A partir de que momento o senhor sentiu que era necessário criar em Aracaju um evento do porte do Forró Caju?
Jackson Barreto – A prefeitura fazia muitos arraiais pelos bairros e o investimento era muito grande para o resultado relativamente pequeno em termos de divulgação da cidade. A gente percebeu que se houvesse uma festa aqui, a população de Aracaju ia gostar porque não precisaria ter que se deslocar sempre para as festas de Areia Branca e Estância.
AAN – E como o senhor avalia o crescimento da festa?
JB – Nós conseguimos muito sucesso quando fizemos o evento na Fausto Cardoso e tudo aconteceu como previsto. Depois da minha gestão a festa passou para a Rua da Frente e correu o risco de acabar. Foi quando o ex-prefeito João Augusto Gama entrou e levou o Forró Caju para o estacionamento dos mercados e consegui colocar 100 mil pessoas para dançar, de acordo com a Polícia Militar. Desde 2001, quando o ex-prefeito Marcelo Déda assumiu, o Forró Caju veio para os mercados e cresceu muito porque Déda entendeu a importância da festa e buscou aliar-se ao Governo Federal e outros patrocinadores. E hoje o forró de Aracaju está para Sergipe assim como o de Caruaru para Pernambuco e o de Caruaru para a Paraíba.
AAN – Na sua opinião, de que forma o Forró Caju evolui na administração do novo prefeito Edvaldo Nogueira?
JB – Edvaldo trouxe um ingrediente novo para a festa e a gente tem que tirar o chapéu para ele. A prefeitura está atendendo ao anseio popular com as novas bandas de forró eletrônico porque o prefeito teve visão estratégica para entender a modernização pela qual o forró passou. Esta é uma vitória do Forró Caju na fase Edvaldo Nogueira, que trouxe a novidade sem abrir mão da tradição.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Criador do Forró Caju